Imagem sobre Viver em condomínio: dicas para manter um clima harmonioso

Viver em condomínio: dicas para manter um clima harmonioso

Para viver em condomínio de apartamentos de forma harmoniosa é preciso ter consciência sobre o seu espaço e ter respeito pelo alheio, pois o número de pessoas e a proximidade com os vizinhos é maior do que em um bairro ou condomínio de casas, por exemplo.

Apesar disso, viver em condomínio pode ser muito tranquilo, além de oferecer diversos benefícios aos moradores e seus visitantes. Basta ficar atento às regras do ambiente e zelar pelo seu apartamento e áreas comuns.

Continue a leitura para saber mais!

4 dicas para viver em condomínio com harmonia

Para ajudar quem está se adaptando ou até mesmo enfrentando algumas dificuldades na convivência com os vizinhos em apartamentos, separamos algumas dicas sobre como manter um clima harmonioso e viver em condomínio com tranquilidade. Veja a seguir.

1 - Respeite as regras do condomínio

Como mencionado, viver em condomínio também exige o cumprimento de algumas regras e normas, as quais têm como objetivo direcionar uma convivência pacífica. Portanto, comece tomando conhecimento delas, converse com o síndico e tenha clareza quanto ao regimento interno do seu condomínio.

Horário de silêncio, horário para mudanças ou reformas, uso dos elevadores e áreas comuns são alguns exemplos de temas geralmente abordados nas convenções. Tente entender por que foram estabelecidas de tal forma e respeite-as.

Também é um direito seu fazer uma reclamação ao responsável pelo condomínio caso alguma delas seja frequentemente descumprida pelos vizinhos e esteja causando incômodo em seu dia a dia. Procure dialogar para resolver a questão.

2 - Cuide das áreas de uso comum do condomínio

É importante cumprir as regras de uso das áreas de uso comum do condomínio e ter o devido cuidado para que todos os condôminos possam usufruir delas com tranquilidade. Salão de festas, playground, quadras esportivas e piscinas são alguns exemplos de áreas de lazer de uso comum.

Mantenha os espaços limpos, siga as regras de uso específicas e não impeça que outros moradores também consigam utilizar os espaços.

3 - Seja responsável pelo seu pet

Ter animais de estimação em condomínios é permitido pela lei, portanto, nenhum condomínio pode proibir a presença dos pets. Porém, é preciso responsabilidade dos tutores dos animais para que isso não venha a causar incômodo a outros moradores.

Use o elevador de serviço para transportá-los e sempre limpe qualquer sujeira que seu bichinho venha a causar nas áreas comuns. Além disso, também vale estar atento quanto ao barulho na hora de brincar, mesmo dentro do seu apartamento.

4 - Preze pela segurança de todos

A segurança é um dos principais benefícios de viver em condomínio, então colabore para isso. Cuidado ao entrar e sair do prédio, não permita a entrada de pessoas que não foram autorizadas por nenhum morador e respeite as normas de portaria para você e seus convidados.

Ao perceber algum problema no condomínio, como um vidro quebrado ou algo que não esteja funcionando adequadamente, avise imediatamente aos responsáveis para que seja resolvido e outras pessoas não sejam prejudicadas.

Os empreendimentos da Construtora Oliva são pensados para que os condôminos possam usufruí-los com muita tranquilidade, a fim de gerar ainda mais conforto para todos os moradores. Esse é um dos tantos diferenciais que a Oliva oferece aos seus clientes.

Agora que você já sabe as vantagens de morar em apartamento ou condomínio, conheça os empreendimentos da Oliva e apaixone-se pelo seu novo lar. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Gostou deste conteúdo? Leia artigos relacionados em nosso blog.