Imagem sobre Área comum e área privativa: entenda diferenças ao comprar seu imóvel

Área comum e área privativa: entenda diferenças ao comprar seu imóvel

Você sabe algo sobre as diferenças entre área comum e área privativa em condomínios? Como elas se aplicam nas construções e de que maneira isso influencia na compra de um imóvel?

É a NBR 12.721 que rege as definições dessas áreas. Entender esses conceitos referentes às nomenclaturas das áreas é fundamental para que você realize uma compra assertiva, sem contar que pode facilitar o planejamento arquitetônico interno do imóvel, principalmente nos casos de aquisição de apartamento na planta.

A área privativa se refere aos locais do condomínio que são de uso exclusivo dos proprietários dos apartamentos, ou seja, trata-se da medida em metros quadrados da área interna do imóvel. Lembrando que esses espaços devem estar registrados e discriminados na escritura do imóvel.

Já a área comum é aquele espaço onde todos os moradores do condomínio possuem permissão para usufruir, como pracinhas, salão de festas, espaço fitness, piscinas, sala de jogos e outros espaços de circulação.

Vale destacar que, além da metragem do apartamento em si, a vaga de garagem também precisa constar no cálculo da área privativa, bem como outros espaços particulares disponíveis no condomínio, que podem variar de acordo com cada empreendimento.

Sendo assim, pode-se afirmar que a área total de um imóvel é definida pela soma da área privativa com a área comum.

Saiba mais sobre área comum e área privativa

É recomendado avaliar bem as opções de lazer que fazem parte da área comum e o tamanho da área privativa de um imóvel antes de fechar uma compra, visto que esses detalhes poderão influenciar diretamente na qualidade de vida dos moradores, no valor mensal do condomínio e também agregar valor ao empreendimento no mercado imobiliário.

Além disso, essa análise da área comum e área privativa permite que o cliente certifique-se de que determinado imóvel atenderá ou não as suas necessidades e se o investimento será de fato vantajoso.

Ou seja, se você não tem interesse em aproveitar os espaços da área comum de uma condomínio, o ideal é você optar pela compra de um imóvel que ofereça maior metragem privativa e menos opções de lazer.

A Construtora Oliva possui diferentes tipos de projetos de apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo, sejam eles com ampla ou menor estrutura de lazer. Basta você escolher pelo imóvel e condomínio que mais se encaixa com o seu perfil.

Entre em contato e conheça mais detalhes sobre nossos empreendimentos, inclusive, a área comum e área privativa de cada um deles.