Imagem sobre Como economizar energia elétrica no seu apartamento

Como economizar energia elétrica no seu apartamento

Nos dias de hoje, saber como economizar energia elétrica é algo fundamental tanto para diminuir nossas despesas quanto para preservar o meio ambiente.

E diversos novos empreendimentos já estão sendo construídos seguindo algumas regras que permitem instalações mais modernas, sustentáveis e econômicas.

Mas descobrir como economizar energia elétrica vai muito além disso e, ao longo deste post você encontra diversas dicas que irão lhe ajudar nesse sentido. Confira!

Como economizar energia elétrica no apartamento: confira dicas

Quer saber como economizar energia elétrica no seu apartamento? A seguir, vamos apresentar algumas dicas.

Aposte em iluminação natural

Apostar na utilização de luz natural em seu apartamento pode ser uma ótima pedida para quem deseja entender como economizar energia elétrica.

Assim, portas/paredes de vidro, cortinas ou persianas bem projetadas pode ser uma dica útil para proporcionar uma excelente iluminação natural e um menor consumo de energia.

E para complementar esse fator, saber escolher com êxito as cores para apartamento é fundamental. Isso porque, ao optar por cores claras em suas paredes e teto, o seu ambiente também terá maior iluminação, visto que as cores mais claras geram uma maior capacidade refletora.

Ou seja, a sensação de amplitude da luz aumenta e possibilita que você não necessite com tanta frequência do uso de lâmpadas para clarear os espaços.

E por falar em lâmpadas, saiba que as de LED costumam ter um custo maior, mas duram mais e consomem uma quantidade de energia bem menor do que as incandescentes. Portanto, são bastante interessantes para quem busca economia.

No link a seguir, confira algumas dicas de decoração com LED para o seu apartamento.

Uso e conservação da geladeira

Saber usar sua geladeira de maneira adequada também é um fator que proporciona uma grande economia quando se fala em energia elétrica.

Assim, procure controlar a temperatura interna quando houver mudanças muito acentuadas ou ainda quando chegar uma nova estação.

Além disso, posicionar sua geladeira o mais longe possível do fogão permite uma menor troca de calor e, por consequência, um gasto energético menor.

No mais, verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado também é muito importante, pois evita que a temperatura vaze pelas aberturas e que o aparelho trabalhe mais para conservação dos itens lá colocados.

Uso consciente dos eletrodomésticos e aparelhos com modo stand by

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os aparelhos eletrônicos que possuem o modo stand by podem gerar um consumo maior de energia elétrica, chegando a 10% ou 15% do total de um mês.

Portanto, mantê-los fora da tomada quando não estiverem em uso é muito importante para reduzir o consumo. O mesmo vale para os carregadores de tablets, notebooks e smartphones quando conectados à tomada sem nenhuma utilização.

Com relação ao uso consciente, saiba que chuveiros, máquinas de lavar roupas, louças e ferro de passar podem aumentar muito seu consumo mensal.

Portanto, procure tomar banhos mais rápidos e em temperaturas mais frias, lavar louças, roupas ou passá-las somente quando houver uma maior quantidade acumulada gera diminuição do consumo.

Com isso é possível evitar várias pequenas lavagens, economizando não apenas energia elétrica mas também o consumo desenfreado de água, no caso das lavadoras ou chuveiros.

No mais, a limpeza dos filtros de ar-condicionado de forma periódica também se enquadra no uso consciente dos equipamentos para economizar energia elétrica.

Esse procedimento é muito importante para que a saúde dos moradores não seja prejudicada e também para que o aparelho consiga trabalhar com menor intensidade, mesmo que se coloque uma temperatura mais baixa.

Gostou das dicas sobre como economizar energia elétrica no seu apartamento? Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos interessantes sobre decoração, design e dicas de como investir em imóveis.

Aproveite e conheça os empreendimentos da Construtora Oliva, com opções de apartamentos na planta disponíveis para venda e entenda qual é a melhor opção para as suas necessidades.

A Construtora Oliva é referência na construção e venda de apartamentos de alto padrão no Vale dos Sinos. Modernidade, qualidade, lazer e segurança são as principais vantagens oferecidas pelos empreendimentos da Oliva.

Entre em contato conosco e saiba mais!