Imagem sobre Cores para apartamento: como definir os tons de cada ambiente

Cores para apartamento: como definir os tons de cada ambiente

Apostar em diferentes cores para apartamento pode ser uma ótima alternativa para se conseguir efeitos diversificados, trazendo também mais conforto e aconchego ao lar.

Atualmente existe uma gama gigantescas de colorações e até um entendimento maior com relação às cores, chamado de psicologia das cores. E as cores são capazes de causar sensações variadas, dependendo da tonalidade escolhida, como o verde no banheiro para proporcionar relaxamento e o azul no quarto para garantir mais calma aos ocupantes.

Portanto, é muito importante definir com cuidado as cores para apartamento, de modo a permitir que elas gerem verdadeiramente as sensações que você deseja, além de efeitos muito interessantes.

E para saber mais sobre este assunto, continue a leitura até o final.

O que considerar antes de escolher as cores para apartamento?

Não basta simplesmente escolher as cores para apartamento de maneira aleatória, pois uma mescla de determinados tons costumam causar desarmonia nos ambientes.

Assim, para que se chegue de fato aos efeitos e resultados que deseja, algumas perguntas devem ser respondidas. Veja na lista a seguir quais são elas:

• Para qual finalidade o cômodo será usado e quem irá ocupá-lo ou passará mais tempo nele;

• Em quais períodos do dia ele será mais utilizado;

• Qual a intensidade de luz natural que incide sobre o espaço;

• O cômodo possui alguma peculiaridade arquitetônica;

•Que tonalidades serão encontradas nos ambientes que ficam adjacentes ao que irá receber novas cores;

• Que tipo de emoção ou sensação você pretende obter com a pintura.

Tendo respostas para todos estes questionamentos, será mais fácil encontrar paletas de cores que fiquem em harmonia, tornando mais prática a busca pelas mais variadas opções existentes no mercado.

No link a seguir, conheça as vantagens do drywall e aplique em seu projeto!

O que saber sobre as cores?

Como já mencionado, o uso das cores pode nos trazer diferentes sensações e a forma como a luz é utilizada costuma fazer com que as emoções sejam reprimidas ou potencializadas.

Portanto, entender com precisão qual será o uso do cômodo em questão é importante de modo a fazer a escolha que proporcione harmonia e deixe o ambiente acolhedor.

A tradução de algumas das cores principais de uma paleta

A seguir, confira o significado das principais cores de uma paleta.

Azul

Pode trazer calma e clareza de pensamento. Com tons pastéis, faz com que o ambiente ganhe sensação de amplitude, caso haja bastante luz natural refletindo, sendo perfeito para espaços pequenos.

Laranja

Traz sensação de acolhimento, de aconchego e de melhora na criatividade. Quando aplicado em tons claros, pode gerar maior sensação de bem-estar.

Roxo

Essa é a cor da espiritualidade, sensibilidade e sofisticação. Quando colocado em opções mais claras, como o lavanda, costuma proporcionar maior sensação de refrescância.

Verde

Pode levar tranquilidade ao ambiente por estar associado à natureza. Ele também gera sensação de honestidade, equilíbrio, harmonia e estabilidade. É sinônimo de pureza, relaxamento e sossego.

Branco

Remete à pureza, higiene e clareza, sendo uma tonalidade perfeita para quem deseja ambientes com maior claridade devido à sua capacidade refletora e também proporciona maior liberdade para se divertir com diferentes texturas, cores e etc.

Conheça os principais esquemas de cores para aplicar em seu apartamento

Combinar diferentes tonalidades pode não ser uma tarefa fácil, como já mencionado, mas levando em consideração os esquemas de cores pré-definidos, isso pode mudar completamente.

Abaixo você confere quais são eles:

Análogo

Alguns exemplos delas são o verde, amarelo ou azul e elas podem ou não serem combinadas com branco, cinza ou preto em sua composição, pois ficam bem próximas umas das outras no círculo cromático.

Monocromático

Nesta opção você pode escolher uma única cor em todas as paredes ou então aplicar diferentes tonalidades da mesma, sendo possível também utilizar o branco, cinza ou preto para intercalar, gerando um efeito ousado ou de relaxamento.

Complementar

É formado por cores que estejam em lados opostos no círculo cromático, como o roxo e amarelo ou o azul e o laranja, com ou sem branco, cinza e preto na composição, causando uma sensação refrescante e alegre no ambiente.

Neutro

Este é um esquema formado por tons pastéis e pode gerar sofisticação ao ambiente e se trata de uma opção atemporal.

Gostou das dicas sobre cores para apartamento? Então não deixe de conferir mais conteúdos sobre decoração e design em nosso blog. Entre eles, o artigo sobre como decorar home office em apartamento.

Entre em contato com a Construtora Oliva para conhecer as opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e demais cidades do Vale dos Sinos. Estamos prontos para atender você da melhor forma e esclarecer todas as suas dúvidas!