Imagem sobre Quarto de apartamento decorado: confira 10 dicas

Quarto de apartamento decorado: confira 10 dicas

De variados tamanhos e com infinitas possibilidades de estilo, decorar um quarto de apartamento pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas.

Muitas vezes, o espaço precisa cumprir múltiplas funções, o que pode causar incertezas na hora de organizar cada móvel e objeto. O ideal é ter foco e não perder o objetivo principal do cômodo.

Para que tudo fique em sintonia, é importante conhecer algumas dicas que podem auxiliar a criar uma decoração com personalidade e muito conforto. Assim você terá um quarto de apartamento decorado, organizado, funcional, e o mais importante, acolhedor.

Com isso em mente, separamos 10 dicas de como decorar um quarto de apartamento. Continue a leitura e confira!

1 - Não perca o foco

O quarto é um lugar de descanso e relaxamento e por esta razão a sua decoração deve contribuir para que ele de fato ofereça tais sensações.

Há diversos fatores que podem contribuir para isso, como a combinação de cores, a posição da mobília e os acessórios de decoração, por exemplo.

Uma boa maneira de começar a pensar na decoração do quarto, é pela posição da cama, a qual deverá ser o centro das atenções neste ambiente, afinal, um quarto precisa parecer um quarto, e isso deve ser percebido assim que se passa pela porta.

2 - Planeje sua organização

Planejar é sempre uma parte essencial para qualquer projeto. Antes de seguir, pense em tudo o que o quarto precisa contemplar e procure imaginar como isso pode se encaixar na decoração.

Pense em tudo o que ficará neste espaço e o que será guardado em cada lugar. Dessa  forma você saberá o quanto precisa de armários, prateleiras, entre outros itens. Isso vale até mesmo para os detalhes, aqueles itens que ficarão expostos, como cestos de roupas, livros, abajures, etc.

3 - Atente-se à circulação

Para que o quarto realmente seja funcional, fique atento ao espaço de circulação. É preciso se movimentar com facilidade e ter espaço suficiente para as atividades que serão feitas ali, como por exemplo, acessar o ármario, abrir gavetas e vestir-se.

O espaço recomendado ao redor da cama para uma boa circulação é de pelo menos 60 centímetros. As mesas de cabeceira devem ter um afastamento de 8 centímetros para que os cobertores não caiam sobre elas. O guarda-roupas, por sua vez, deve contar com 60 centímetros de área livre à sua frente.

Pense também na sua rotina. Para que tudo siga um fluxo e facilite o seu dia a dia, pense em como você irá se movimentar e realizar suas tarefas de acordo com a disposição de cada coisa.

4 - Pense nas cores

As cores têm o poder de interferir nos sentidos, nas emoções e até influenciar decisões. As cores na arquitetura podem proporcionar sensações, sendo capaz de incitar o relaxamento, a criatividade, a excitação e até mesmo contribuir para o sono.

Por este motivo é de extrema importância pensar em uma combinação de cores para o quarto de apartamento decorado. As cores frias e suaves como tons de azul, roxo e verde são conhecidas por sua propriedade calmante e bastante recomendadas para este ambiente.

5 - Use painéis e a pintura para criar efeitos visuais

Eles estão em alta e podem enriquecer muito a decoração de qualquer ambiente, incluindo o quarto.

O uso da pintura das paredes pode contribuir para a sensação de espaço, deixando-o mais longilíneo ou amplo. A cor branca sempre trará a sensação de amplitude, enquanto cores mais quentes e tons mais escuros irão proporcionar a ideia de um espaço mais íntimo.

Também é possível pintar apenas uma parede para alongar o espaço ou trazer aquele toque de cor.

Os painéis seguem a mesma função e são ótimos para criar um ponto de destaque no quarto. A cabeceira da cama, por exemplo, é um ótimo espaço para explorar diferentes formatos e acabamentos para os painéis.

Combine estes fatores com a necessidade que enxerga no espaço para obter um ótimo resultado!

6 - Não esqueça do teto

Muitas vezes ele acaba caindo no esquecimento, mas o teto pode agregar muito à decoração.

Cores diferenciadas, painéis que se estendem sobre o teto, adornos em gesso e outros materiais são exemplos de como enriquecer a decoração do quarto aproveitando este espaço.

7 - Aproveite bem o espaço

Fazer um bom uso do espaço trará inúmeros benefícios para a decoração, minimizando espaços sem utilidade e que não agregam ao visual.

Pense bem na medida de todo o mobiliário, móveis planejados podem ser ótimos aliados, com eles é possível aumentar o espaço de armazenamento, irá atender a necessidades específicas mantendo uma boa circulação e ainda irá agregar à decoração.

8 - Ilumine-o bem

A iluminação não é apenas uma utilidade, através dela é possível dar personalidade ao ambiente e proporcionar diferentes sensações, tornando o ambiente mais estimulante ou mais acolhedor, por exemplo.

Além disso, com a chegada dos LED's é possível fazer com que a iluminação seja de fato uma parte da decoração, oferecendo destaque aos lugares certos e servindo até mesmo como quadros ou o ponto de destaque em si.

Confira o nosso post sobre decoração com LED para se inspirar!

9 - Use plantas

Por muito tempo a ideia de ter plantas nos quartos não foi bem aceita, entretanto, isso já não é mais a realidade. Escolhendo os tipos certos é possível usar as plantas para complementar este espaço e trazer ainda mais personalidade a ele.

Há diversas possibilidades que podem até mesmo melhorar a qualidade do ar no ambiente, favorecendo o sono e bem estar geral.

10 - Quarto de apartamento decorado com estilo em todos os detalhes

Às vezes pode parecer difícil que ao chegar ao final, tudo fique do jeito que imaginamos. Mas saiba que agregar estilo está nos detalhes.

Escolha itens menores para implantar personalidade, como as cabeceiras, mesas de apoio, almofadas, roupa de cama, abajures, vasos de flores e outros itens de decoração. Esses objetos serão responsáveis por conferir estilo ao ambiente e trazer o estilo do proprietários do cômodo à decoração.

Gostou das dicas sobre quarto de apartamento decorado? Então não deixe de conferir mais conteúdos relacionados ao assunto em nosso blog. Entre eles, o artigo sobre como decorar home office em apartamento.

Entre em contato com a Construtora Oliva para conhecer as opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e demais cidades do Vale dos Sinos. Estamos prontos para atender você da melhor forma e esclarecer todas as suas dúvidas!