Imagem sobre Vale a pena comprar apartamento na planta? Tire suas dúvidas

Vale a pena comprar apartamento na planta? Tire suas dúvidas

Se a sua dúvida é saber se vale a pena comprar apartamento na planta, este post é para você!

Alguns estudos apontam que a maior parcela da procura por imóveis na planta são de pessoas que estão no início de sua vida financeira, isso porque comprá-lo ainda na planta pode tornar o investimento mais acessível.

Além disso, comprar na planta oferece uma série de outros benefícios, os quais se aplicam até mesmo para quem já tem uma vida financeira madura e que já adquiriu outros imóveis antes.

A seguir, vamos falar sobre as principais vantagens desta negociação. Continua a leitura!

Quais as vantagens de comprar apartamento na planta?

Comprar um apartamento na planta significa que você estará adquirindo um imóvel que ainda não começou a ser construído ou que ainda está em construção, o que pode vir a causar muita insegurança na hora da tomada de decisão, mas comprar um apartamento na planta pode oferecer diversas vantagens.

É importante destacar que alguns fatores devem ser analisados antes da negociação, os quais podem ajudar a se certificar de que a entrega acontecerá de acordo com o combinado e que esta é mesmo a forma ideal de investir.

Certifique-se de que a incorporadora e construtora são empresas responsáveis e realize uma análise sobre taxas e tipos de financiamentos. Também vale destacar que é preciso entender quais são as suas verdadeiras necessidades e expectativas, afinal, você não deve comprar um imóvel na planta se você tem urgência em se mudar, por exemplo.

Mas afinal, vale a pena comprar apartamento na planta? Quais são as vantagens de comprar algo que ainda não está pronto? Bem, é justamente por se tratar de um investimento ainda na fase inicial do empreendimento o que irá lhe oferecer diversas vantagens. Confira a seguir algumas delas!

Preço e condições de pagamento

Uma das principais vantagens de comprar um apartamento na planta é que os valores costumam ser mais acessíveis e quanto mais no início da obra você comprar, mais prazo você terá para pagar durante a construção.

Também costuma trazer vantagens no que se refere ao pagamento. Geralmente é exigido um valor de entrada, parcelas mensais e o saldo quando o empreendimento estiver finalizado e as chaves entregues.

Além disso, ao pagar um imóvel na planta diretamente com pagamentos diretamente com a construtora, não há cobrança de juros, somente uma correção monetária do índice da construção civil, o INCC-M.

Imóvel novo e moderno

Outra vantagem é que você estará adquirindo um imóvel totalmente novo, com isso, vem a tranquilidade de que tudo estará em boas condições e que além da decoração, não serão necessárias obras e reparos tão cedo.

Além disso, você poderá personalizá-lo da forma que desejar, agregando seu estilo e identidade ao novo lar!

Tempo para economizar

Outra vantagem de comprar um apartamento na planta é que você terá mais tempo para se organizar financeiramente.

Geralmente, as obras levam de um a dois anos para serem concluídas. Neste período, é possível encontrar a melhor opção de financiamento, e ainda, procurar por investimentos que lhe rendam o valor equivalente às parcelas futuras, criando maior estabilidade e diminuindo as chances de problemas futuros.

Potencial de valorização

Apesar de não ser garantido, essa é outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta, o potencial de valorização do imóvel depois de pronto.

Conforme já mencionado, a compra do imóvel na planta costuma ser mais vantajoso. Uma vez finalizado, o patrimônio pode lhe render até 50% a mais do que o valor investido. Portanto, preste atenção nos fatores que podem vir a causar tal valorização, como as tendências de mercado, o desenvolvimento da região e a própria estrutura do empreendimento.

Mas afinal, vale a pena comprar apartamento na planta?

Há diversos fatores que poderão influenciar, inclusive o fato do mercado não ser estático, sendo influenciado por fatores econômicos e comportamentais.

Em 2020, por exemplo, houve uma baixa histórica na taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), o que contribuiu para que o mercado imobiliário se recuperasse em 2021. Mesmo com a nova alta anunciada pelo Copom, com a taxa básica de juros de 5,25% ao ano, o setor continua otimista e ainda garante boas negociações para quem está procurando.

Fique atento e seja criterioso! Com os devidos cuidados, vai sim valer a pena comprar um apartamento na planta. Confira nosso artigo com mais dicas sobre como comprar apartamento na planta!

Os empreendimentos da Oliva possuem boa localização, utilizam material e mão de obra qualificada, além de contarem com amplas áreas de lazer e infraestrutura segura em seus projetos de edificação.

A construtora Oliva é uma empresa idônea que atua no ramo de construção civil desde 1940. A empresa possui Certificação de Qualidade PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, sendo referência em apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Entre em contato com a nossa equipe e avalie as possibilidades de adquirir um imóvel de alto padrão para fins de moradia ou investimento imobiliário.

Agora que você já leu o artigo “vale a pena comprar apartamento na planta?”, aproveite para conferir conteúdos relacionados em nosso blog!