Imagem sobre O que é Habite-se? Entenda seu papel na compra de um imóvel

O que é Habite-se? Entenda seu papel na compra de um imóvel

Você sabe o que é habite-se?

Se você já comprou um imóvel, provavelmente já está familiarizado com esse conceito.

Mas caso ainda não tenha feito isso e o termo ainda é desconhecido para você, fique tranquilo que nós vamos te explicar.

Segue a leitura deste texto e tire suas dúvidas!

O que é habite-se?

O habite-se é o comprovante que atesta que a residência está concluída, pronta para ser habitada e construída dentro das normas e regras da Prefeitura local.

Ele também pode ser chamado de Auto de Conclusão de Obra.

Quando solicitar o habite-se?

Agora que você já sabe o que é habite-se, é importante entender que a responsabilidade pelo documento é do proprietário legal do imóvel, no caso do imóvel na planta, da construtora responsável pelo projeto.

A emissão do Habite-se é solicitada após a conclusão das obras civis, diante da emissão do Alvará pelo Corpo de Bombeiros e da Certidão Negativa de Débitos junto à Receita Federal.

Ao comprar um imóvel na planta, o proprietário não precisa se preocupar com esse processo que é realizado inteiramente pela construtora, quando o comprador recebe as chaves é porque toda a documentação legal do imóvel está regularizada.

Importância do certificado ao comprar um imóvel

O habite-se traz segurança ao comprador e atesta que o imóvel está apto para ser habitado.

Ou seja, esse documento regulariza e garante as boas condições da residência adquirida, além de apontar que o imóvel passou pelas vistorias necessárias e está dentro das condições.

Ele também comprova que a construção respeitou todas as normas sanitárias, ambientais, geológicas e estruturais.

Além disso, o documento permite a comercialização do imóvel sem gerar transtornos a nenhuma das partes.

O que acontece com o imóvel que não tem o habite-se?

Imóveis sem o habite-se, além de não estarem devidamente regularizados, podem provocar uma série de dificuldades para os proprietários.

Entre elas, dificuldades de financiamento, problemas em casos de transferência - não será possível passar a titularidade, por exemplo - e até multas ou risco de perder o imóvel.

Por isso, é muito importante ter em mente que o habite-se, além de ser essencial para o bom funcionamento do imóvel, também garante a tranquilidade e segurança do proprietário quanto às questões jurídicas.

Agora que você sabe o que é habite-se e reconhece a importância desse documento, fica muito mais fácil seguir os próximos passos para a compra de um imóvel.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, não deixe de ler outros conteúdos relacionados que publicamos em nosso blog. Eles vão ajudar você a descobrir quais os custos na compra de um imóvel e dar dicas gerais sobre como comprar apartamento na planta.

Gostou do conteúdo que a Construtora Oliva preparou para você? Deixe o seu comentário!

Entre em contato para conhecer nossas opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo.