Imagem sobre Mercado imobiliário 2022: expectativas e tendências

Mercado imobiliário 2022: expectativas e tendências

Mesmo com todas as mudanças provocadas pela pandemia do Covid-19, o mercado imobiliário se manteve aquecido, principalmente devido à Taxa Selic mais baixa.

Mas, com um salto de 2% para 11,75% da Taxa Selic em um ano de eleições presidenciais, o ritmo de crescimento e vendas de imóveis pode se manter tímido.

Para que tenhamos um panorama geral sobre o mercado imobiliário em 2022, vamos conhecer um pouco mais a fundo esses e outros aspectos.

Expectativas para o mercado imobiliário em 2022

O mercado imobiliário sofre bastante influência, como já dito, da Taxa Selic e do ambiente macroeconômico do país.

Além disso, a quantidade de imóveis disponíveis para compra e venda também podem impactar o preço deles e suas vendas.

Taxa Selic

A Taxa Selic é um importante marcador, pois conforme tem altas, juntamente com a inflação, tende a reduzir o poder de compra do brasileiro.

Dessa forma, o aumento registrado pode diminuir o ritmo de vendas que vinha se mantendo em crescimento nos últimos dois anos enquanto o mercado imobiliário resistia à pandemia, como poucos setores foram capazes de fazer.

Contudo, um dos principais financiadores, a Caixa Econômica Federal, alertou que apesar do crescimento da Selic, ela não repassará aumento de juros.

Esse parecer ajuda a entender que ainda será possível manter um ritmo de vendas interessante, mesmo que tímido.

Eleições 2022

As eleições presidenciais acontecem no segundo semestre de 2022, fator que gera instabilidade econômica e que pode afetar o mercado imobiliário.

Dessa forma, os lançamentos de imóveis têm se concentrado no primeiro semestre, não alcançando o pico da Selic, e com o valor de construção e demanda passados, auxiliando a repassar preços atrativos para os clientes.

Além disso, atualmente o estoque de imóveis se mantém estável, o que para o consumidor significa que não haverá quedas drásticas de preços, uma vez que a oferta e demanda está balanceada.

Porém, com as taxas de juros de financiamento ainda mais baixas que no período anterior à pandemia, é possível ter expectativas razoáveis de venda.

Mercado imobiliário 2022: mudanças e tendências para se atentar

Agora que já conhecemos um pouco do cenário que espera o mercado imobiliário, conheça as tendências que estão para emergir em 2022.

Realidade Virtual

A estreia do metaverso surpreendeu a todos e já é possível realizar trâmites imobiliários dentro do universo virtual.

Os tours virtuais são uma realidade muito mais próxima do consumidor, afinal, as visitas ao imóvel desejado poderão acontecer por sites ou aplicativos através de uma visão 360° digital. Essa é uma tendência que pode economizar o tempo dos clientes e corretores.

Fim do fiador

Para quem deseja investir em imóveis com objetivo de rendimentos com locação, o mercado apresenta novas facilidades no processo burocrático.

Empresas como a Credpago facilitaram exorbitantemente as burocracias de locação ao oferecer-se como o “fiador” para o imóvel.

Inserindo no mercado uma análise instantânea, sem fiador e através do cartão de crédito, a empresa garante autonomia e independência para os locatários, facilitando o processo de aluguel.

Característica dos imóveis

Com a pandemia e o home office, muitas prioridades mudaram. Dessa forma, os critérios para escolha dos imóveis também sofreram alterações.

Proximidade às linhas de ônibus, ao trabalho, supermercado e farmácia na região e quantidade extra de quartos são algumas das novas demandas de um imóvel.

Além disso, para os condomínios fechados, a presença de mini supermercados e espaços de coworking podem ser diferenças atrativas para o locador ou comprador potencial.

O mercado imobiliário está bastante aquecido e apesar da alta na taxa selic, ainda é um bom momento para investir em um imóvel. Se você ainda tem dúvida sobre, não deixe de conferir nosso artigo sobre como investir em imóveis.

Se você e sua família estão em busca de um novo lar, que tal conhecer as opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo da Oliva Construções e Empreendimentos?

Somos uma Construtora tradicional da região do Vale dos Sinos e estamos à disposição para lhe atender da melhor forma possível.