Imagem sobre Tire dúvidas sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Tire dúvidas sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Ao considerar a realização de uma obra ou prestação de serviço por profissionais abrangidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é muito importante que se tenha conhecimento da obrigatoriedade da emissão de um documento de Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecido como ART.

Considerando a importância deste assunto, resolvemos trazê-lo ao nosso blog para que explicar um pouco mais sobre os tipos de ART e sua importância para um empreendimento seguro.

Afinal, o que é uma Anotação de Responsabilidade Técnica?

A ART é um importante documento que garante os interesses dos contratados, dos contratantes e da sociedade, pois assegura quem são os responsáveis técnicos por determinada obra ou serviço das áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.

O documento é gerado a partir de um cadastro no site do CREA e o pagamento de uma taxa definida pelo Confea.

A Lei nº 6.496/77 determina a obrigatoriedade da Anotação de Responsabilidade Técnica em todas as execuções de obras e serviços e esta deve ser emitida pelos profissionais do sistema CONFEA/CREA.

Ainda de acordo com a Lei, a falta da ART ocasionará multa para o profissional ou a empresa responsável pelo projeto, obra ou serviço.

Qual a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica?

A ART é um instrumento de grande importância para defesa da sociedade, devido ao alto nível de riscos e consequências que uma obra ou serviço pode ocasionar em caso de erros.

Isso porque, a Anotação de Responsabilidade Técnica assegura que o serviço será prestado por profissionais habilitados, além de permitir a identificação do responsável técnico, proporcionando segurança jurídica ao contratante.

Quais são os tipos de ART existentes?

A Anotação de Responsabilidade Técnica é dividida em três categorias:

  1. Obra ou serviço: emitida pelo profissional para execução de uma obra ou prestação de serviço ao contratante;
  2. Obra ou serviço de rotina (ART múltipla): emitida no caso de múltiplos serviços e obras a serem realizados em um período determinado de tempo;
  3. Função ou cargo: é emitida quando se estabelece um vínculo com pessoa jurídica para desempenhar um cargo ou função técnica.

A ART é necessária em caso de reformas?

Sem dúvidas, a ART é necessária também em reformas! Digamos que você queira transformar os dormitórios de sua casa e o banheiro em uma uma demi-suíte, essa alteração ocasionará a demolição de paredes e acabará causando uma alteração na estrutura do imóvel e por isso é obrigatório o registro da uma ART.

A ART será necessária nas seguintes reformas:

Ou qualquer obra que possa afetar a estrutura ou peso do imóvel (como a remoção ou construção de paredes).

Muito mais do que uma obrigação, a ART é um documento que pode ser visto como um direito, tanto do contratado quanto do contratante, pois auxilia na comprovação da capacitação do profissional para desempenhar as funções designadas a ele.

Para o profissional, o documento é uma ótima forma de comprovar sua capacidade técnica, reforçar seu portfólio e também receber os créditos pela participação em projetos.

Agora que você já sabe a importância da ART, não deixe de compartilhar esse conteúdo.

Saiba que todos os empreendimentos da Construtora Oliva contam com um padrão altíssimo de qualidade e responsabilidade. Entre em contato e conheça nossos empreendimentos!