Imagem sobre Como Decorar Uma Varanda: 7 Dicas Para Aproveitar O Espaço

Como Decorar Uma Varanda: 7 Dicas Para Aproveitar O Espaço

A varanda é um espaço destinado para o descanso e lazer. Mas, você sabe como decorar uma varanda de um apartamento?

Esse espaço é um local muito fácil de decorar, basta apenas seguir algumas dicas e você pode aproveitar para tomar um bom chimarrão (caso você seja do Sul), ler um livro e desconectar-se da rotina agitada.

Neste artigo, preparamos algumas dessas dicas de como decorar uma varanda e aproveitar da melhor maneira essa área do seu apartamento. Continue a leitura e confira!

Confira 7 dicas de como decorar uma varanda de forma prática

A varanda é um espaço muito utilizado para momentos de descanso, para receber amigos e familiares, jantares, entre outras possibilidades.

Se ela tiver uma boa vista, melhor ainda, pois você poderá desfrutá-la para contemplar a paisagem, relaxar ao longo do dia e desfrutar de bons momentos.

Mas, você sabe como decorar uma varanda de apartamento de maneira prática? Se a sua resposta for “não”, então, este artigo é para você!

Logo abaixo, separamos 7 dicas de como decorar uma varanda de apartamento. Confira!

1.Utilize móveis adequados

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

A primeira dica sobre como decorar uma varanda é utilizar móveis, porém, eles devem ser adequados para esse espaço.

Móveis, como mesas e bancos, devem ser apropriados ao tamanho da sua varanda e podem ser uma ótima ideia para agregar conforto e charme ao espaço.

Além disso, vai tornar-se mais social e convidativa para receber visitas. Se a varanda do apartamento for pequena, você pode usar uma mesa menor e alta e combiná-la com banquetas, otimizando o espaço e tornando a área mais descontraída.

2.Escolha alguns tipos de plantas

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Se você gosta de plantas e é ligado à natureza, saiba que a varanda pode ser o lugar ideal para você instalar e cultivar um jardim vertical. Se ela for pequena, é também uma boa ideia para otimizar o espaço.

Pode utilizar flores também. Os tipos de plantas mais indicados para uma varanda são: Buganvileas, Bignônias, Hera, Tecomarias, Jasmim, Lavanda, Hortelã, Menta, Salsa, rosas e as flores de campo.

Mas, claro, você pode e vai escolher de acordo com seu gosto e conforme você pode cuidar e cultivar para que elas vivam na sua varanda.

Além disso, com as plantas, você pode fazer uma horta vertical, ocupa muito pouco espaço e deixa o ambiente aconchegante e relaxante.

3.Utilize papel de parede

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Outra dica interessante sobre como decorar uma varanda de apartamento é aplicar um papel de parede de sua preferência.

Se for uma estampa mais clara, vai trazer mais leveza à varanda. Mas tudo vai depender do seu gosto e como você achar melhor.

Além disso, você pode utilizá-lo para compor o ambiente junto com o papel de parede, o tapete de grama artificial e vasos pendentes de plantas, como samambaias.

Isso traz para sua varanda uma sensação de natureza e tranquilidade. Lembrando, é claro, que é preciso sempre respeitar o projeto arquitetônico do seu condomínio.

4.Use-a como home office

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Mesmo em período pós-pandemia, o home office vem se destacando e mantendo como opção cada vez mais em muitas empresas. Por isso, a varanda é uma ótima opção e pode muito bem se transformar em um escritório.

Além de ser uma escola bem cômoda, se o espaço tiver plantas, como as que indicamos acima, isso pode beneficiar a sua concentração e produtividade.

Isso ocorre porque muitas plantas e flores são benéficas nesse sentido e também purificam o ar do ambiente.

5.Pode fazer uma varanda gourmet

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Outra dica interessante e vale para quem costuma ter a varanda ao lado da sala de estar, é fazer uma varanda gourmet.

Assim, se você não gosta da ideia de ter uma área externa separada do restante dos cômodos de seu imóvel, você pode utilizá-la para estender a metragem da sua sala de estar.

Você pode fazer isso nivelando o piso e aproveitando o espaço mais amplo para instalar poltronas, um sofá maior ou uma mesa de jantar mais sofisticada.

Além disso, pode colocar, caso não tenha, uma churrasqueira, podendo até ser elétrica, pode colocar um balcão e uma pia ao lado para a higienização.

6.Não esqueça da iluminação

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

Uma das dicas legais de como decorar uma varanda é você não esquecer de usar abusar da iluminação dela.

Alguns condomínios não permitem a instalação de lustres ou iluminação de parede, utilize abajures, luminárias e luzinhas, os cordões de luzes, no estilo pisca-pisca, como as que utilizamos no Natal.

7.Utilize cores e cortinas

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

A última dica da nossa lista sobre como decorar uma varanda é utilizar muitas cores, se optar por cores fortes, deixam o ambiente vibrante e alto astral.

Se optar por cores mais neutras, serão mais fáceis de combinar com as outras coisas, objetos e móveis. Só cuide no uso em excesso, para não deixar o ambiente pesado.

Outra dica é utilizar cortinas, principalmente para proteger da alta claridade e luz excessiva, neste caso, use cortinas blackout.

Se não se importar com a claridade, utilize cortinas de cores claras para deixar o ambiente mais claro.

Por fim, lembre que a melhor decoração é aquela que mais condiz com a sua personalidade, característica e estilo de vida.

Se você gostou das dicas sobre como decorar uma varanda de apartamento, acesse nosso blog e confira outros artigos semelhantes.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos empreendimentos e encontrar o imóvel ideal para você e sua família!