Imagem sobre O Que É PPCI: Entenda o Projeto De Viabilidade E Segurança

O Que É PPCI: Entenda o Projeto De Viabilidade E Segurança

Você sabe o que é PPCI? É assim chamado o Plano de Prevenção Contra Incêndio, um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros e pela prefeitura de cada cidade.

Ele é  obrigatório para construções de cunho residencial, comercial, condomínio, industrial ou institucional.

Entenda tudo sobre o que é PPCI e saiba qual o objetivo deste projeto para viabilizar e trazer segurança. Veja a leitura completa abaixo!

Entenda o que é PPCI e como funciona sua instalação e manutenção

Você já deve ter escutado, mas você sabe o que é PPCI? O seu objetivo é estabelecer normas que garantam a segurança das pessoas que transitam nesses locais e também de seus bens.

Ele é feito com o objetivo de implementar, controlar, monitorar e revisar os padrões de segurança contra incêndio.

Importante destacar que, após entender o que é PPCI, deve estar atento que ele é um plano de exigência legal.

É por meio dele que se torna possível a emissão do Alvará de Localização para instalações comerciais, industriais, diversões públicas e edifícios residenciais com mais de um pavimento.

A sua aplicação ocorre em: extintores de incêndio, hidrantes, lâmpadas e alarmes de emergência, placas de sinalização, portas contra fogo, saídas de emergência e sprinklers.

Todos esses itens possuem a finalidade de ajudar a combater o incêndio, facilitar a evacuação do local e proteger o patrimônio físico. Ao instalá-lo, torna o ambiente mais seguro e, ao mesmo tempo, facilita o acesso.

E ao adquirir um apartamento, o PPCI estará em dia?

Agora que você sabe o que é PPCI e se tiver interesse em comprar um apartamento na planta, saiba que é a construtora responsável pela obra e entrega do empreendimento que deve instaurar o PPCI e seus devidos equipamentos.

Porém, depois que o empreendimento está pronto e que a administração do mesmo é definida, ele passa a ser uma responsabilidade do síndico do condomínio.

Assim, o síndico passa a ser o responsável civil e criminal pela validação do PPCI e pela manutenção dos equipamentos obrigatórios descritos no plano.

Isso inclui o cuidado com o gás central e os botijões disponíveis, testes nas mangueiras de incêndio disponíveis nos prédios e treinamento brigadista contra incêndio de um número “x” de moradores do empreendimento.

O treinamento deverá ser realizado por profissionais cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, conforme a Resolução Técnica n.º 014/BM-CCB/2009

A validade do plano costuma variar de 2 a 5 anos, dependendo da classificação da edificação.

Ao falar sobre o que é PPCI, é essencial que as construtoras busquem contratar os serviços de empresas de engenharia especializadas e bem conceituadas na elaboração e instauração do mesmo.

É importante também, que o síndico mantenha a qualidade nas manutenções, atentar-se não somente ao valor, mas sim à qualidade do serviço e a segurança que ele deve promover para todos moradores do condomínio.

A Construtora Oliva segue atentamente todas as normas de segurança e qualidade na construção de seus empreendimentos.

Inclusive, conta com a Certificação PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que tem como objetivo organizar o setor da construção civil através da melhoria da qualidade do habitat e da modernização produtiva.

Agora que você já entendeu o que é PPCI, aproveite para conferir os outros artigos do nosso blog e ficar por dentro das novidades e tendências do mercado imobiliário.

Se preferir, entre em contato para saber mais sobre nossos empreendimentos e encontrar o imóvel perfeito para você!