Imagem de destaque sobre O que é PPCI: entenda o projeto de viabilidade e segurança

O que é PPCI: entenda o projeto de viabilidade e segurança

Você sabe o que é PPCI? Trata-se do Plano de Prevenção Contra Incêndio, um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros e Prefeitura de cada cidade que é obrigatório para construções de cunho residencial, comercial, condominial, industrial ou institucional.

O seu objetivo é estabelecer normas que garantam a segurança das pessoas que transitam nesses locais e também de seus bens. O PPCI torna obrigatória a aplicação de portas de emergência estilo corta-fogo, extintores de incêndio, placas sinalizadoras de entrada e saída, hidrantes, lâmpadas e alarmes de emergência nos projetos construtivos, além de placas que indiquem a lotação máxima de pessoas permitida nos locais.

O que é PPCI e quem é o responsável pela instalação e manutenção?

Se você tem interesse em comprar um apartamento na planta que pertence a um condomínio, saiba que é a construtora responsável pela obra e entrega do empreendimento que deve instaurar o PPCI e seus devidos equipamentos. Porém, depois que o empreendimento está pronto e que a administração do mesmo é definida, o PPCI do condomínio passa a ser uma responsabilidade do síndico do condomínio.

Dessa forma, o síndico passa a ser o responsável civil e criminal pela validação do PPCI e pela manutenção dos equipamentos obrigatórios descritos no plano, incluindo o cuidado com o gás central e os botijões disponíveis, testes nas mangueiras de incêndio disponíveis nos prédios e treinamento brigadista contra incêndio de um número “x” de moradores do empreendimento.

O treinamento deverá ser realizado por profissionais cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, conforme a Resolução Técnica n.º 014/BM-CCB/2009

A validade do PPCI costuma variar de 2 à 5 anos, dependendo da classificação da edificação.

PPCI garante a segurança da vida e dos bens dos moradores de um condomínio

Ao falar sobre o que é PPCI, é fundamental salientar que as construtoras devem sempre buscar contratar os serviços de empresas de engenharia especializadas e bem conceituadas na elaboração e instauração de PPCI, e que o síndico deve manter essa qualidade anualmente nas manutenções dos mesmos. É preciso atentar-se não somente ao valor, mas sim à qualidade do serviço e a segurança que ele deve promover para toda comunidade residente ou investidora no condomínio.

A Construtora Oliva segue atentamente todas as normas de segurança e qualidade na construção de seus empreendimentos. Inclusive, conta com a Certificação PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que tem como objetivo organizar o setor da construção civil através da melhoria da qualidade do habitat e da modernização produtiva.

Agora que você já entendeu o que é PPCI, aproveite para explorar o blog da Oliva e ficar por dentro das novidades e tendências do mercado imobiliário.

Se preferir, entre em contato por e-mail ou telefone para saber mais sobre nossos apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo e encontrar o imóvel perfeito para você.