Imagem sobre Como decorar ambientes pequenos: confira dicas

Como decorar ambientes pequenos: confira dicas

Decorar ambientes pequenos pode ser um desafio, pois é preciso agir com cautela, organização e pensar em todos os espaços. Contudo, com algumas dicas é possível criar um ambiente intimista, aconchegante, organizado e confortável para estar sozinho ou receber amigos e família.

Para isso, basta escolher móveis, pinturas, itens e materiais certos para sua decoração. Por isso, vamos às melhores dicas sobre como decorar ambientes pequenos.

Dicas para decorar ambientes pequenos com muito bom gosto.

Capriche nas pinturas e paredes

A pintura da parede é um fator que pode influenciar diretamente na sensação de tamanho do ambiente. Por isso, para ambientes pequenos o ideal é ter uma pintura com cores mais claras, como tons pastéis, cinzas claros e brancos.

Mas caso você prefira ambientes mais coloridos, é possível apostar na utilização de papéis de parede e móveis coloridos.

No link a seguir, confira algumas dicas de cores para apartamento e como defini-las de acordo com cada ambiente.

Aposte em papéis de parede

A utilização de papel de parede pode ser bastante estratégica, afinal, para dar uma sensação de maior comprimento de um ambiente, as listras horizontais podem ser utilizadas. Já para dar a sensação de ambientes altos, é possível apostar em listras verticais.

Além disso, os papéis de parede podem ser aplicados em uma parede do ambiente para trazer mais cor e profundidade, de acordo com sua estampa.

Dê atenção especial aos móveis

Os móveis também podem ser utilizados para trazer cores. Contudo, para ambientes pequenos é necessário estar atento às dimensões desses itens, afinal, móveis muito grandes ocuparão boa parte do espaço disponível, enquanto que os menores poderão compor e decorar o ambiente de maneira estratégica.

Uma dica interessante é optar por móveis com rodinhas, já que dessa forma eles poderão ser removidos a qualquer momento com mais facilidade, e assim é possível reconfigurar o mesmo espaço de várias formas.

Outra opção que também pode ser interessante para o ambiente da cozinha é o canto alemão, pois facilita o aproveitamento de espaço, é confortável e super versátil.

Decore com espelhos

Essa é a dica de praxe para ambientes pequenos: os espelhos. A decoração com espelho pode ampliar os ambientes, porém, eles devem ser aplicados de maneira estratégica para não sobrecarregar o ambiente.

Ao pensar em salas de jantar, ele pode ser aplicado na parede em que a mesa está, gerando sensação de profundidade.

Em quartos, por exemplo, pode-se utilizar guarda-roupas com portas espelhadas e o espelho em itens mais sutis, como tampos e molduras de quadros.

E, falando neles, os quadros são parcerias quase inseparáveis de espelhos em ambientes pequenos, pois podem trazer a sensação de um ambiente bem decorado.

Invista no conforto

Um ambiente pequeno e mal decorado pode parecer claustrofóbico. Portanto, invista em peças e móveis que passem a sensação de conforto.

Um exemplo são os tecidos escolhidos para estofados, e a sobreposição de peças, como colocar uma manta no sofá acompanhada de almofadas.

Não esqueça da iluminação

Pensar na iluminação é fundamental para qualquer ambiente. Contudo, para decorar ambientes pequenos é importante pensar qual a sensação predominante que queremos passar.

Isso porque as luzes brancas trazem a sensação de amplitude, em consonância com as paredes brancas e espelhos. Em contrapartida, as luzes amarelas trazem maior sensação de conforto, principalmente quando aliadas a objetos felpudos e quentinhos. Portanto, tenha isso em mente durante suas escolhas.

Utilize plantas

As plantas são objetos vivos que trazem a sensação de amplitude, juntamente com frescor e leveza.

E, ainda, podem ser aplicadas de diferentes formas: em paredes, como um jardim vertical, penduradas em suportes metálicos ou de tecido, podem se apoiar em algum móvel ou até mesmo no chão.

O importante é escolher as melhores plantas para decorar seu apartamento, mas que sejam adeptas ao ambiente interno e que farão uma boa composição com sua decoração sem tirar espaço.

Decorar ambientes pequenos: agora uma tarefa fácil

Com todas essas dicas, decorar ambientes pequenos poderá ficar mais fácil, afinal é necessário expandir nosso repertório para fazer boas escolhas quando necessário.

Se você gostou dessas dicas, é provável que também goste de ler como mobiliar um apartamento aproveitando melhor os espaços disponíveis em nosso blog.

Não deixe de conferir também nossos empreendimentos e entre em contato para saber mais. Estamos à disposição para atendê-lo!