Imagem sobre Importância do APPCI nos empreendimentos residenciais

Importância do APPCI nos empreendimentos residenciais

O APPCI é a sigla do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio, uma certificação emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) que informa que a edificação possui o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) ou o Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PSPCI) regularizado.

Acesse o link a seguir para entender o que é PPCI.

Ou seja, edificações que possuem APPCI são aptas para receber moradores, visitantes ou clientes - dependendo do objetivo da construção - com segurança.

A validade do certificado de APPCI varia de 2 a 5 anos, conforme o tipo da classificação da edificação, e a responsabilidade de renovação do Alvará é da Construtora do prédio - durante o período de obra - e, posteriormente, do síndico ou administradora do condomínio.

Lembrando que a renovação deve ser encaminhada com, no mínimo, 2 meses de antecedência ao CBMRS, exigindo também a renovação do PPCI / PSPCI.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância dos planos contra incêndios nas construções de empreendimentos residenciais.

Saiba mais sobre APPCI em construções residenciais

É imprescindível que as construtoras de condomínios residenciais e outros empreendimentos de grande porte sigam as regras previstas nos planos de proteção contra incêndios para evitar problemas graves futuramente e garantir segurança e bem-estar aos moradores e visitantes dos prédios.

Além disso, em relação ao APPCI, vale destacar que ele é um Alvará essencial para a emissão do Habite-se da edificação junto à prefeitura municipal.

Atenção ao surgimento e propagação de incêndio, uso de materiais de construção e outros itens de acabamento que sejam resistentes ao fogo, instalação de alarmes, saídas de emergência, sinalização, espaçamento correto entre as edificações e fácil acesso para as operações de socorro, extintores e controle de fumaça, gases e explosão são pontos essenciais que devem ser observados em uma construção de cunho residencial.

É somente através de todos esses cuidados comprovados que o CBMRS emitirá o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) para as edificações.

Lembrando que, obras de uso exclusivamente unifamiliar e outros formatos que não oferecem alto risco de incêndio, não necessitam de Alvará e demais certificações afins.

A Construtora Oliva prioriza a qualidade dos materiais e o cumprimento das normas de segurança na construção de todos os seus empreendimentos, garantindo segurança e bem-estar aos futuros moradores e investidores dos seus imóveis.

Inclusive, a Oliva possui a Certificação PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que é um instrumento do Governo Federal que possui como objetivo central a organização do setor da construção civil em relação a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Entre em contato com nossos consultores comerciais para saber mais sobre nosso estilo de trabalho e nossas diversas opções de apartamento na planta de alto padrão no Vale dos Sinos.