Imagem sobre 5 direitos básicos do consumidor imobiliário que você deve conhecer

5 direitos básicos do consumidor imobiliário que você deve conhecer

Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor.

Uma data para agradecer a parceria e a confiança que os clientes depositam nas marcas, sendo propícia para que as empresas ofereçam descontos, promoções e outros atrativos com forma de presente aos seus públicos.

Nesse sentido, a Construtora Oliva resolveu elaborar esse conteúdo especial sobre os direitos básicos do consumidor imobiliário, a fim de garantir que os clientes fiquem bem informados e tenham sempre os seus direitos como consumidores e cidadãos garantidos.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Entenda o Código de Defesa do Consumidor

A Lei nº 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), protege e estabelece os direitos das pessoas que fazem compras de produtos ou contratam um determinado serviço.

Entenda o que os Artigos 2º ao 4º da referida Lei dispõem:

I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;

II - ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor:

a) por iniciativa direta;

b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas;

c) pela presença do Estado no mercado de consumo;

d) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.

5 direitos básicos do consumidor imobiliário

1 - Compra qualificada e confiável de imóvel de construtora/incorporadora

As construções e incorporações imobiliárias são reguladas pela Lei 4.591 de 16/12/64.

É importante que o cliente / investidor pesquise a reputação da construtora / incorporadora responsável pelo imóvel que ele esteja interessado, para garantir uma compra qualificada e confiável.

Além disso, é ideal observar a metragem e as medidas das áreas privativas e comuns, e visitar a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade para verificar se a planta do imóvel em questão encontra-se aprovada e regulamentada, por se tratarem de documentos públicos.

2 - Prazo máximo de atraso na entrega de imóvel adquirido na planta

Conforme a Lei 4.591 de 16/12/64 as construtoras podem justificar atraso na entrega de apartamento na planta em até 180 dias.

Após esse período, a empresa fica sujeita a cobrança de multas e pode sofrer penalidades. Sendo assim, é um dos direitos básicos do consumidor imobiliário fiscalizar esse prazo.

3 - Direitos básicos do consumidor imobiliário quanto aos vícios de construção

O cliente tem o prazo de 90 dias após o recebimento das chaves de um imóvel para reclamar sobre defeitos e possíveis vícios de construção aparentes.

Vícios ocultos podem ser reclamados dentro dos prazos de garantias de cada item.

Caso a reclamação não seja atendida, o consumidor pode aplicar o Artigo 20 do CDC e exigir reparo por parte da construtora, sem custo adicional, restituição da quantia paga corrigida monetariamente ou abatimento proporcional do preço.

4 - Sobre o reajuste mensal das parcelas relativas a compra de imóvel e lote

Conforme o Artigo 39 do CDC, é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, aplicar fórmula ou índice de reajuste mensal que seja diferente do contrato legal estabelecido.

Sendo assim, é também um dos direitos básicos do consumidor imobiliário recorrer à Justiça em situações que compactuam com a prática de cobrança de reajuste mensal abusiva.

5 - Rescisão do contrato na inadimplência

Quanto a rescisão do contrato por inadimplência, o Artigo 53 do CDC estabelece que: “nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado”.

Mas, vale ressaltar que em 2018 uma nova Lei foi sancionada quanto a devolução / desistência de compra dos imóveis na planta.

No caso da Construtora Oliva, o regime de patrimônio de afetação determina que o consumidor terá direito de receber 50% dos valores pagos.

Caso esse comprador encontre ou outro cliente interessado no imóvel, com anuência da construtora, poderá ser realizada uma cessão de direitos, sem multas.

Mas, para esclarecimento e segurança do consumidor é importante sempre verificar bem os contratos e suas cláusulas.

Construtora Oliva é referência em edificações de qualidade e confiança

A Construtora Oliva atua desde 1940 no mercado da construção civil.

Perseverança, inovação, qualidade, coragem e respeito pelo cliente são os princípios que regem a Oliva Construções e Empreendimentos.

Entre em contato para conhecer nossas opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e Novo Hamburgo e encontrar o imóvel ideal para você e sua família.

Aos nossos clientes, parceiros e colaboradores, agradecemos por acreditarem e investirem em nosso trabalho. Feliz Dia do Consumidor!