Imagem sobre Sala de estar do apartamento: por que apostar na decoração minimalista?

Sala de estar do apartamento: por que apostar na decoração minimalista?

A decoração minimalista confere um clima mais ameno e tranquilo aos ambientes e também para a mente.

Principalmente em tempos de pandemia, ela é uma ótima opção para decorar os lares.

Neste artigo, vamos dar dicas sobre como decorar a sala de estar do apartamento de forma minimalista, explicando como tornar esse cômodo ainda mais especial.

Siga a leitura e confira!

Por que apostar na decoração minimalista?

A ideia principal do estilo minimalista é eliminar os excessos e preocupar-se apenas com os elementos fundamentais de um ambiente, transmitindo a sensação de bem-estar, realização, organização e liberdade.

Ou seja, é preciso manter somente o que é essencial, tanto em estética quanto em funcionalidade. A decoração minimalista garante mais conforto, personalidade e aconchego aos ambientes.

Vamos listar algumas vantagens desse estilo de decoração. Veja abaixo:

1- Organização

Com uma decoração minimalista, o ambiente fica bem mais organizado e objetivo. Ali, só serão mantidos objetos e outros itens que são essenciais, cada um em seu devido lugar.

2 - Economia

Um ambiente minimalista também é sinônimo de economia.

O minimalismo valoriza mais a qualidade do que a quantidade, priorizando somente os objetos que são fundamentais ao ambiente. Consequentemente, isso evita o consumismo e o investimento em itens desnecessários.

Outro fator que merece destaque é a economia de energia elétrica, visto que a decoração minimalista visa a aplicação de tons neutros nas paredes e outros itens decorativos e funcionais dos cômodos, favorecendo a iluminação natural e dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia.

3 - Liberdade

Outro ponto característico da decoração minimalista é a liberdade e o desapego. Isso porque você irá desprender-se de elementos que não possuem nenhuma funcionalidade e praticidade, que apenas ocupam espaço e poluem visualmente o seu imóvel.

4 - Tranquilidade

Com todas as vantagens citadas, também é preciso dizer que a decoração minimalista torna o ambiente mais tranquilo e personalizado.

Ter um imóvel decorado de acordo com seu estilo confere a sensação de pertencimento ao local, tornando a rotina muito mais leve e tranquila.

Como aplicar uma decoração minimalista na sala de estar do apartamento?

Ao decorar a sala de estar do apartamento de forma minimalista, a dica principal é zelar pela organização do ambiente. É importante se desfazer de itens desnecessários, deixando o ambiente mais clean.

Lembrando que a funcionalidade dos móveis, a praticidade e conforto são pontos importantes que também devem ser considerados na decoração minimalista.

No que diz respeito às cores, é recomendado apostar nos tons mais claros. Porém, se você quer dar mais personalidade para o seu lar, é possível incluir alguns objetos e móveis em tons mais escuros ou coloridos também, de acordo com a sua preferência.

A decoração sugerida para a sala de estar do apartamento do Residencial Design Morro do Espelho, da Construtora Oliva, é uma ótima dica de aplicação de decoração minimalista. Confira:

sala de estar do apartamento da construtora Oliva, com decoração minimalista
Sala de estar do apartamento do Residencial Design Morro do Espelho é um ótimo exemplo de decoração minimalista.

Gostou das dicas sobre decoração minimalista que a Oliva separou para você? Então não deixe de conferir mais conteúdos relacionados ao assunto em nosso blog. Entre eles, o artigo sobre como decorar home office em apartamento.

Entre em contato para conhecer nossas opções de apartamentos à venda em São Leopoldo e demais cidades do Vale dos Sinos. Estamos prontos para atender você da melhor forma e esclarecer todas as suas dúvidas!