Imagem sobre Regras e dicas para quem deseja fazer reforma em apartamento

Regras e dicas para quem deseja fazer reforma em apartamento

Fazer reforma em apartamento é um processo perfeitamente possível, mas que exige alguns cuidados, já que existem regras a serem seguidas antes de iniciar a obra.

Seja para adotar uma nova tendência de decoração no seu lar ou para fazer mudanças estruturais, é preciso estar atento às normas que guiam as reformas desse tipo de imóvel.

Além disso, também é importante lembrar de algumas práticas que não são obrigatórias, mas que podem ajudar a tornar todo esse processo mais tranquilo para todo o seu condomínio.

Continue a leitura e confira nossas dicas para quem está pensando em fazer uma reforma em apartamento!

Quais são as regras para reforma em apartamento?

No Brasil, não existe uma lei que determine como deve ser feita uma reforma em apartamento, mas esse processo é guiado pela NBR 16.280, uma das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O documento determina alguns requisitos para a obra ser realizada e é preciso conhecer os principais deles ao elaborar o seu projeto.

Em primeiro lugar, é preciso conversar com o síndico do condomínio, apresentar o projeto da reforma e solicitar autorização para que ela seja iniciada.

Além disso, também é preciso entrar em contato com a prefeitura para pedir a sua aprovação, exceto nos casos de:

Em casos como esses, a aprovação do síndico é suficiente para dar início à obra.

No entanto, a autorização também depende de regras estabelecidas pelo próprio condomínio, que pode determinar os tipos de reforma que poderão ser realizados.

Como fazer uma reforma em apartamento sem ter problemas com os vizinhos?

Após conseguir a autorização para a sua reforma em apartamento, é importante lembrar que obras podem gerar estresse entre vizinhos, principalmente por conta do barulho causado.

Por isso, é importante seguir algumas práticas para manter um clima harmonioso no condomínio. Confira nossas dicas:

Respeite os horários

Ao conversar com o síndico para solicitar a autorização da reforma, lembre-se de se informar a respeito das regras estabelecidas pelo condomínio, as quais incluem horários nos quais é permitido realizar a obra.

Esse processo pode causar ruídos muito intensos e os vizinhos podem se incomodar caso o barulho aconteça cedo demais ou até muito tarde, o que é bastante compreensível.

Além de ser uma prática que demonstra mais respeito com os demais moradores do local, é importante lembrar que respeitar as regras do condomínio é algo obrigatório.

Avise os vizinhos

Para evitar conflitos desnecessários, avise os seus vizinhos a respeito da obra.

Essa não é uma prática obrigatória, mas pode ajudar a demonstrar que você se importa com os demais moradores do edifício, o que faz com que todos estejam mais dispostos a ser compreensivos com a situação.

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento também pode fazer toda a diferença para manter um clima agradável no condomínio.

Converse com os profissionais responsáveis pela obra e verifique se existe a possibilidade de deixar as tarefas mais barulhentas concentradas em apenas alguns dias, proporcionando silêncio e tranquilidade nos demais.

Gostou deste conteúdo sobre reforma em apartamento? Para saber mais sobre o mundo da construção civil, leia outros assuntos relacionados em nosso blog.

Para tirar dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato conosco!