Imagem sobre Petit pavé: tire dúvidas sobre a técnica de pavimentação

Petit pavé: tire dúvidas sobre a técnica de pavimentação

Um clássico português, que ganhou as calçadas de diversas cidades brasileiras, agora desembarca em São Leopoldo, no Residencial Tênis Clube da Construtora Oliva.

O Petit Pavé, conhecido como pedra portuguesa, é um estilo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios, praças e espaços públicos.

Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas sobre essa técnica!

Conheça mais sobre o Petit Pavé

Petit Pavé é um termo francês que significa “pequeno pavimento.”

Porém, sua história teve início em Lisboa no ano de 1842, quando o então comandante militar Eusébio Furtado determinou que os presos do Castelo de São Jorge cobrissem o chão do pátio com um zig-zag de pedras de formas mais ou menos regulares, em cores brancas e pretas.

Na época, o layout diferenciado atraiu os olhares de quem passava por ali, e acabou conquistando uma popularidade que foi além das fronteiras portuguesas e tornou-se objeto de uma das primeiras fotografias realizadas no mundo, feitas por Louis Daguerre.

Calçada construída através da técnica Petit Pavé.
Lisboa. Primeira calçada de mosaico português. Foto atribuída a Louis Daguerre.

No Brasil, o petit pavè chegou por volta de 1905, trazido pelos colonizadores portugueses.

De acordo com os registros, as primeiras obras calceteiras foram realizadas em Manaus e no Rio de Janeiro, as quais deram origem a um dos cartões-postais mais famosos da cidade maravilhosa.

Petit pavè: obra de arte para calçamento

O petit pavè é popularmente conhecido como calçada portuguesa. Esse estilo de calçamento é feito com pedras – geralmente calcário e basalto - em formato irregular, e costumam ser constituídas por padrões decorativos com pedras de cores distintas.

A criação e desenvolvimento do petit pavè foi tão importante para a sociedade portuguesa que 1986 foi criada pela Câmara de Lisboa a escola de calcetaria com o objetivo de divulgar as calçadas artísticas portuguesas.

Por suas características funcionais e estéticas, o estilo de calçamento português ganhou fama e alargou sua utilização.

Na época, a utilização do petit pavè estava diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade, como por exemplo em Manaus quando a cidade estava a todo vapor na extração da borracha, e em São Paulo com o mercado cafeeiro em plena expansão.

Um clássico presente em construções contemporâneas

O clássico nunca sai de moda, prova disso é a forma como elementos deste estilo ainda se mantêm tão fortes mesmo em construções contemporâneas com layouts modernos e super arrojados. O clássico e o contemporâneo combinados de forma harmoniosa trazem muita imponência e sofisticação ao ambiente.

E é justamente esse o pensamento desenvolvido para o Residencial Tênis Clube. De alto padrão, o empreendimento da Construtora Oliva é um dos mais modernos da cidade de São Leopoldo, mas com detalhes clássicos que remetem à sofisticação de palácios europeus, como é o caso também do Porte Couchère inserido na entrada do residencial.

Que tal conhecer um pouco mais do Residencial Tênis Clube? Com certeza, é o lugar ideal para você e sua família.

Entre em contato e conheça mais sobre nossos empreendimentos!