Entenda o conceito de uma decoração industrial e saiba como fazer a sua
Com uma proposta simples e moderna, que une diferentes elementos para dar origem a um estilo único e ousado, a decoração industrial já ganhou muitos adeptos.
Apesar de ter origem na década de 1950, esse tipo de decoração tem voltado com tudo para a casa de muitas pessoas, resultando em uma tendência de muito sucesso.
Por isso, preparamos esse conteúdo com algumas dicas de como aplicar a decoração industrial aos seus ambientes e deixá-los cheios de personalidade. Confira abaixo!
Em quais elementos baseia-se a decoração industrial?
Quando falamos em decoração industrial, conhecer a origem desse estilo pode ajudar a entender melhor qual a sua proposta para os ambientes internos.
Esse tipo de decoração começou a se formar em meados do século passado, quando muitas fábricas desocuparam os espaços em que operavam, deixando esses locais vagos.
Assim, esses imóveis foram vistos como uma possibilidade de moradia, fazendo com que muitas pessoas se mudassem para o que antes eram fábricas e galpões.
Isso resultou na criação de moradias que carregavam consigo elementos como as tubulações aparentes, as paredes de tijolinhos, o aço e a madeira, além de tonalidades bastante neutras, como preto, cinza e marrom.
Além disso, esses imóveis eram amplos e pautados em um conceito aberto, já que não havia muitas divisórias entre um e outro cômodo.
Sala e cozinha integradas, por exemplo, se tornaram algo muito comum nesses espaços.
Todos esses elementos constituem o que hoje conhecemos como decoração industrial, um estilo baseado nessas tendências que se formaram nesse tipo de imóvel e que, agora, estão voltando com tudo!
Hoje em dia, a combinação de materiais como madeira, aço e concreto, e a valorização dos espaços são aspectos centrais desse estilo.
Nesse sentido, a tendência lembra remete até mesmo ao minimalismo, muito pautado no aproveitamento dos espaços e na simplicidade de elementos decorativos.
Como fazer uma decoração industrial?
Aplicar essa decoração é uma tarefa simples e que pode ser realizada em qualquer tipo de ambiente. Para isso, só é preciso conhecer alguns dos elementos principais desse estilo. como:
Estrutura física
Esse pode ser o aspecto mais difícil de recriar em um espaço, já que está ligado à própria estrutura do local.
Ainda assim, vale a pena tentar replicar a exibição de tubulações e instalações elétricas no cômodo, deixando tudo com um ar mais moderno e descontraído, mas ainda assim sofisticado.
Embora seja possível apostar em outros traços do estilo para aplicar a decoração industrial, esse é um elemento que faz toda a diferença.
Cores
Se você gosta de uma decoração um pouco mais séria, com tons próximos do preto, cinza, marrom e bege, esse é o estilo de decoração ideal para você.
É claro que sempre é possível investir em um elemento mais colorido, como a escolha de um móvel em uma tonalidade diferente ou até algumas plantas.
O principal aqui é a utilização de superfícies em materiais como concreto, aço e madeira, que fazem com que o ambiente coloque seus tons em foco. O alaranjado dos tijolos e do cobre também é muito bem-vindo.
Essa escolha de cores costuma se aplicar às paredes, a diferentes tipos de piso e também à mobília.
Mobília
Por fim, na hora de escolher os móveis, a madeira e o metal costumam ser os materiais mais utilizados.
Optar por uma mobília fabricada a partir de madeira de demolição, por exemplo, pode ser uma ótima ideia!
Estantes com estruturas metálicas também dão um toque especial ao espaço, assim como mesas e cadeiras com pés fabricados em aço, por exemplo.
E agora que você já sabe tudo sobre esse tema, está pronto para transformar sua casa com o estilo ousado da decoração industrial? Anote essas nossas dicas citadas acima, invista nesse tipo de decoração e deixe a sua casa cheia de personalidade e modernidade agora mesmo!
Ficou com alguma dúvida sobre como aplicar esse estilo nos seus espaços? Entre em contato com a Oliva Construção e converse conosco!