Imagem sobre Dicas para revisar seu orçamento familiar doméstico

Dicas para revisar seu orçamento familiar doméstico

Inflação. Essa é uma palavra que está na ponta da língua de todo brasileiro nos últimos meses. E não poderia ser diferente, afinal, houve uma alta generalizada dos preços de produtos e serviços essenciais, como alimentos, energia elétrica, combustíveis e outros.

Esse aumento incessante dos preços ao longo do ano fez com que as famílias precisassem se readequar aos novos padrões, uma vez que o orçamento familiar foi ficando mais apertado.

Se você também está sentindo a necessidade de revisar o seu orçamento familiar para este momento, ou ainda não tem um, continue a leitura e confira algumas dicas!

Como revisar o orçamento familiar?

Confira 6 dicas valiosas sobre como revisar o orçamento familiar do seu lar.

1 - Identifique as fontes de renda

Saiba exatamente quais são as fontes de renda da família (salário, benefícios, renda extra, aplicações, etc). Esse valor será importante para que juntos todos os membros possam definir prioridades e limites de gastos mensais.

2 - Identifique gastos fixos e variáveis

Será preciso identificar a situação atual, portanto, liste gastos fixos e variáveis da casa e certifique-se sobre quais são os principais custos. Além da separação de fixos e variáveis, também divide-os entre essenciais e não essenciais. Gastos essenciais são aqueles indispensáveis para a sobrevivência da família, como a moradia, água, luz e alimentação.

3 - Faça uma análise da situação financeira atual

Tente criar uma média mensal do que vêm gastando, do que é recebido e compare-os. Obviamente, os custos de vida não podem exceder os ganhos. Aqui é importante entender se há alguma sobra, se o valor vem sendo investido ou se será necessário fazer cortes e ajustes para equilibrar as finanças.

4 - Faça adaptações

Se os custos estiverem acima do esperado, procure fazer adaptações, como por exemplo, reavaliar o plano telefônico, pacotes de internet, TV, serviços bancários, seguros, entre outros. Este tipo de serviço costuma sofrer ajustes que por vezes nem são percebidos, reavalie seu consumo e faça ajustes para valores mais adequados.

5 - Crie um planejamento financeiro

Se no momento as coisas estiverem apertadas, faça os cortes possíveis, ajuste um teto de gastos e estipule prazos e soluções para a quitação de dívidas e para reequilibrar o orçamento familiar. Converse com a família, e procure buscar as soluções mais adequadas, crie metas e objetivos para o futuro a curto, médio e longo prazo.

Uma vez que a situação esteja normalizada e já seja possível fazer algumas economias, crie novas metas junto à família e quanto deverá ser economizado para alcançar os novos objetivos.

6 - Mude seus hábitos

Manter o orçamento familiar equilibrado exige disciplina, portanto, crie uma rotina com o restante da família e acompanhe-o mensalmente. Uma pessoa deverá ficar encarregada de fazer a organização, mas todos são responsáveis pelo funcionamento do sistema e pelo alcance das metas.

Esse também é um ótimo momento para questionar hábitos e gerar mudanças, reduzir o consumo de deliveries e buscar uma alimentação mais saudável, diminuir o uso de transportes particulares e usar opções mais acessíveis e menos poluentes são alguns exemplos.

Não é possível saber quando e se os preços voltarão a cair ou quando vão estabilizar, portanto, esteja à frente das dificuldades. É claro que a mudança de hábitos e tal adaptação pode ser desafiadora, mas tenha em mente que com isso será possível alcançar projetos ainda maiores no futuro, como comprar um novo imóvel.

Sem contar que os empreendimentos da Oliva também são ótimas opções de investimento caso você queira diversificar e aplicar suas economias no mercado imobiliário.

A Construtora Oliva atua com construção civil desde 1940 e sabe a importância de morar bem, em um local com espaços amplos e bem projetados, que transformem a rotina dos moradores em uma experiência mais prazerosa.

Entre em contato e conheça nossos empreendimentos!