Imagem sobre Dia das Crianças: confira 5 dicas para decoração de quarto infantil

Dia das Crianças: confira 5 dicas para decoração de quarto infantil

A organização e a decoração do quarto infantil tem grande influência no aprendizado e no desenvolvimento da criança, por isso, o momento é muito especial para os pais e exige cuidado no projeto.

Quando falamos em planejar e decorar o quarto de uma criança precisamos considerar que nesse ambiente ela passará boa parte do seu tempo dormindo, brincando, descobrindo e aprendendo.

Logo, a decoração vai muito além da escolha do estilo, da mobília e dos componentes complementares.

Além da harmonia estética e funcionalidade, um quarto precisa garantir o conforto e a segurança para os pequenos, da mesma forma que deve ser estimulante e calmo.

Que tal aproveitar o Dia das Crianças para conferir algumas dicas de decoração para quartos infantis?

5 dicas para decoração de quarto infantil

Se você está comprando o primeiro apartamento ou reformando a casa, a decoração do quarto infantil precisa ser planejada, afinal todo o conjunto deve contribuir para que a criança perceba e sinta-se integrante do espaço no seu dia a dia.

Um quarto também precisa garantir conforto, oferecer aconchego, segurança e ser funcional.

Para conseguir construir esse ambiente invista em:

1.Invista em móveis adaptáveis

A mobília é fator determinante na decoração, organização, funcionalidade, conforto e segurança da criança e uma boa opção é investir em móveis adaptáveis.

Peças adaptadas são excelentes para deixar todo o espaço funcional e confortável sem sobrecarregá-lo de móveis.

Dedique um espaço apenas para as brincadeiras e não esqueça de montar um cantinho de leitura, estudos e tarefas escolares.

Baús, prateleiras e nichos são peças que não podem faltar em uma decoração de quarto infantil.

2.Elabore cantinhos temáticos

Uma dica super divertida de decoração para quarto de criança é construir um espaço temático, principalmente se ela já for crescida e tiver seus personagens favoritos.

Nessa hora são várias as opções. Você pode criar um cantinho temático com papel de parede personalizado ou pintando-o conforme o personagem favorito da criança.

Pode também complementar com algum jogo de cama personalizado e objetos decorativos associados aos personagens.

3.Planeje e aproveite bem o espaço

A decoração de quarto infantil deve ser bem planejada para o melhor aproveitamento dos espaços internos.

Também é preciso cuidar para não sobrecarregá-lo e todo o conjunto precisa oferecer conforto e praticidade.

No aproveitamento de cada espaço, é preciso considerar a circulação e os movimentos da criança, seja para ela estudar, brincar ou descansar.

Da mesma forma que é preciso pensar na funcionalidade de todo o espaço.

4.Não esqueça de considerar a segurança

Segundo o Ministério da Saúde, quedas e sufocamentos estão entre os principais acidentes que envolvem crianças no ambiente doméstico.

Logo, um projeto de decoração de quarto infantil prioriza a segurança da criança, buscando prever todas as situações que possam colocá-la em risco de se machucar.

Alguns detalhes a serem observados:

Uma boa dica é não possibilitar que a criança precise subir em qualquer móvel para retirar algum objeto, roupa ou brinquedo.

Lembre-se também que uma pilha de almofadas, por exemplo, pode ser um gatilho para a criança montar uma escadinha para subir em algum lugar. Cortinas também merecem atenção redobrada.

5.Invista em uma iluminação confortável

A iluminação natural é benéfica para todos, por isso possibilite que a criança possa usufruir no quarto da entrada da luz solar.

Outra dica de decoração de quarto infantil é usar luminária, para evitar que seja necessário acender todo o quarto caso a criança acorde à noite.

Opte por sistemas controláveis, onde se consiga regular a intensidade da luz, adequando-a para cada necessidade. Quando a criança vai estudar, por exemplo, ela precisa de mais claridade, comparado ao momento que irá assistir seu desenho favorito.

Como você pôde observar, com criatividade se consegue construir um quarto super aconchegante, funcional, confortável e seguro para as crianças, atemporal e sem precisar gastar muito.

Agora, que tal continuar no nosso blog para conferir algumas dicas sobre como fazer reforma em apartamento?