Decoração sustentável: saiba o que é e inspire-se com dicas práticas
A decoração sustentável pode e deve fazer parte das nossas vidas, pois é muito agradável visitar casas e escritórios bonitos e bem cuidados que proporcionam a harmonização dos ambientes.
Antes de entrarmos nas dicas a serem implementadas, é importante entender um pouco mais sobre sustentabilidade.
A Organização das Nações Unidas (ONU) entende que sustentabilidade é:
“O desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Na área de decoração, significa investir e utilizar recursos que não venham a prejudicar o meio ambiente, ou seja, reaproveitar materiais, tornando os espaços bonitos e agradáveis.
Neste post, apresentaremos algumas dicas essenciais que precisam fazer parte dos seus planos para garantir uma decoração sustentável. Continue a leitura para conferir!
Quais são os princípios de uma decoração sustentável?
Como vimos, os princípios de uma decoração sustentável estão diretamente ligados a não utilização indevida dos recursos naturais ou em um efetivo reaproveitamento do que já foi produzido para que venha a fazer parte dos mais diversos ambientes.
A base para isso está na teoria conhecida como 3 R, ou seja:
- Reduzir;
- Reutilizar;
- Reciclar.
Trata-se de um estilo de vida onde são priorizadas as ações que protegem o planeta e garantam o bem-estar das gerações futuras.
A cada vez que você aplica a teoria dos 3 R, algum material está deixando de ser coletado na natureza, a poluição gerada pela sua produção está sendo reduzida e o que é melhor, você está economizando recursos financeiros e transformando um resíduo que poderia ser destinado a um aterro sanitário em um belo objeto decorativo.
Dicas para colocar em prática a decoração sustentável
Possivelmente, você esteja perguntando o que fazer para contribuir e efetivamente desenvolver a prática da decoração sustentável.
Para isso, apresentamos 3 dicas que podem fazer toda a diferença e vão deixar o seu ambiente muito bonito e aconchegante:
1.Restaure ou reuse móveis antigos
Você já percebeu o volume de material, mesmo que desmontado, geram os móveis antigos que você deseja substituir?
Pense em restaurá-los e reutilizá-los em seu ambiente.
A combinação desses móveis com elementos, traços e texturas modernas transformam essas peças e colaboram para o charme e beleza dos ambientes.
2.Crie diferentes usos para os objetos
A reutilização dos objetos está diretamente envolvida com a criatividade e o talento.
Você tanto pode encontrar belas peças decorativas em lojas e junto a artesãos que desenvolvem essa prática, também é possível criar os seus próprios objetos, como, por exemplo:
- Latinhas pintadas se transformam em porta-lápis;
- Garrafas podem ser transformadas em vasos;
- Caixotes de madeiras podem se tornar caixas organizadoras e porta-livros;
- Paletes podem virar móveis;
- Escadas servem como prateleiras.
3.Invista em materiais com uma vida útil longa
Cada vez mais se torna importante priorizar a compra de artigos que tenham uma vida útil longa, ou seja, aqueles que não precisam ser repostos em um curto espaço de tempo.
Isso significa observar a qualidade dos materiais a serem adquiridos, evitando os conhecidos descartáveis.
Visite brechós, bazares e observe sempre o aspecto natural de tudo o que você adquire, eliminando do seu dia a dia produtos fabricados com matérias-primas nocivas ou através de processos que poluem os ambientes.
Priorize e incentive a indústria sustentável, observando também o comportamento das empresas que comercializam os produtos, avaliando de que forma eles colaboram com a sustentabilidade do planeta.
Como se observa, é perfeitamente possível investir em decoração sustentável, economizando, usando a imaginação e criatividade. E o principal, colaborando para um mundo melhor!
Agora que você conhece detalhes sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta a automação residencial em apartamento: saiba mais sobre o tema!