Imagem sobre Saiba Como Declarar Imóvel Na Planta No Imposto de Renda

Saiba Como Declarar Imóvel Na Planta No Imposto de Renda

Você sabe como declarar imóvel na planta? Esse imposto é referente aos ganhos e gastos que os cidadãos obtêm ao longo de um ano através de suas atividades econômicas.

Os ganhos podem ser salários, aluguéis, aposentadorias, pensões, entre outros. Já os gastos podem ser relacionados aos valores pagos para instituições de ensino, planos de saúde, investimentos imobiliários, entre outros.

Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre como declarar imóvel na planta em 2022. Confira!

Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda em 2022?

Antes de entender como declarar imóvel na planta, você provavelmente se perguntará se é obrigado a fazer essa declaração. Por isso, vamos esclarecer as dúvidas sobre quem é obrigado a declarar o IR em 2022.

Conforme informações do Portal da Receita Federal, as pessoas físicas residentes no Brasil que durante o ano anterior ao da entrega da declaração (exercício/ano-calendário) atenderem aos seguintes critérios, são obrigadas a declarar Imposto de Renda.

Conheça os critérios:

Como declarar imóvel na planta no IR 2022?

Para saber como declarar imóvel na planta, é preciso primeiramente escolher a forma de preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda, encontrar a ficha “bens e direitos”.

Após isso, selecione a linha conforme o tipo do imóvel adquirido, por exemplo: linha 11 – Apartamento ou linha 12 – Casa.

No campo “discriminação”, é preciso informar os dados da transação, forma de pagamento, CPF ou CNPJ, data, área construída, nome do vendedor/construtora e endereço do imóvel.

A seguir, vá para os campos específicos, indique o endereço e área total do imóvel em metros quadrados ou hectares.

Se o seu imóvel estiver registrado no cartório de registro de imóveis, indique a matrícula e o nome do cartório.

Nos campos seguintes, é necessário informar os valores gastos com o imóvel no ano-calendário. Essa etapa vale para pessoas que compraram imóveis parcelados.

Nos próximos anos, os valores devem ser sempre somados ao valor anteriormente declarado. Preencha o campo “Situação em 31/12/2021”, some o valor das parcelas pagas em 2021 ao valor informado no campo “Situação em 31/12/2020”.

Já em casos de apartamento na planta, que foi ou é parcelado, é necessário declarar os montantes efetivamente pagos e não o valor total do imóvel.

Em caso de um imóvel comprado na planta de forma à vista, é preciso informar o valor total do imóvel.

Após finalizar o preenchimento de todas as informações solicitadas, basta acessar a opção “entregar declaração”.

Lembrando que as declarações não podem ser enviadas no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).

Após o envio, você poderá acompanhar o processamento da declaração. Em casos de erros, é possível retificar as informações e enviar uma nova declaração.

Agora que você já sabe como declarar imóvel na planta em 2022, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos relevantes e relacionados.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com nossa equipe!