Imagem sobre Certificação PBQP-H: o que é e qual a importância deste selo?

Certificação PBQP-H: o que é e qual a importância deste selo?

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma ferramenta do Governo Federal que busca garantir a qualidade e a produtividade da habitação de interesse social.

E você já ouviu falar na certificação PBQP-H? Neste artigo, vamos explicar o que é, como conquistar e qual a importância deste selo.

Continue a leitura e confira!

O que é a certificação PBQP-H?

A certificação PBQP-H é um reconhecimento que se baseia em dois pilares da habitação de interesse social: a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade, e a produtividade do setor da construção.

Os ideais do PBQP-H são buscados por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento e evolução de todos os elos da cadeia produtiva. Entre as ações estão:

●  Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil

● Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos

● Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais

Qual a importância deste certificado?

O objetivo da certificação PBQP-H é organizar o setor da construção civil, além de ser uma forma de conversar com o setor privado para buscar alternativas sustentáveis e de qualidade para o  habitat urbano.

Além disso, as empresas que aderem ao programa também passam a melhorar seus processos e a qualidade dos produtos, ganhando produtividade e maior faturamento.

Como obter o selo?

A empresa precisa enviar uma declaração de interesse para o Ministério das Cidades e inscrever-se no programa.

Para obter o certificado, é preciso conter todos os requisitos do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas e Serviços de Obras (SiAC), que são definidos pela abrangência nacional, caráter evolutivo, caráter pró-ativo, flexibilidade, sigilo, independência e harmonia com o INMETRO.

Além disso, as empresas passam por uma auditoria externa com um certificador credenciado. Também pode ser feita uma pré-auditoria opcional, com um organismo certificador de preferência da empresa.

Construtora Oliva possui certificação PBQP-H

A Oliva Construções possui a Certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.

Para obter este selo, a empresa passa por uma auditoria externa todos os anos. Em abril de 2021, os processos administrativos e obras da Oliva foram auditadas por um avaliador credenciado.

Atuando na construção civil desde 1940, a Oliva vem desenvolvendo e executando modernas e qualificadas obras e empreendimentos residenciais e comerciais em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Entre em contato e saiba mais sobre nossas opções de apartamento na planta no Vale dos Sinos.