Ar-condicionado em apartamento: cuidados essenciais para uma temporada mais refrescante
A instalação de um aparelho de ar-condicionado em apartamento ou casa virou prioridade para o brasileiro enfrentar as altas temperaturas com mais conforto.
Conforme matéria de janeiro de 2024 do Globo, o intenso calor da temporada aumentou a procura pelos aparelhos em até 50% no comércio, deixando algumas lojas sem estoque para atender a população.
Se você é um dos brasileiros que deseja instalar um aparelho de ar-condicionado em apartamento, saiba que para usufruir de conforto, saúde e segurança é preciso tomar alguns cuidados essenciais
Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira nossas dicas!
Cuidados essenciais para a instalação de ar-condicionado em apartamento
Cada vez mais comum nas residências, o ar-condicionado oferece muito mais do que conforto térmico inigualável.
As novas tecnologias também ajudam a:
- Purificar o ar;
- Reduzir problemas de alergia e outros sintomas causados por fungos;
- Garantir mais qualidade ao sono;
- Melhorar produtividade;
- Ter mais qualidade de vida e bem-estar.
Porém, se o equipamento não for devidamente instalado não oferecerá eficiência e poderá gerar muita dor de cabeça.
Então, confira nossas dicas para instalar ar-condicionado em apartamento.
Consulte as regras do condomínio
Boa parte dos condomínios residenciais estabelecem critérios em relação à instalação de ar-condicionado em apartamento, já que muitas vezes é necessário quebrar a parede.
De forma geral, existem regras a serem cumpridas no sentido de manter a padronização da fachada externa do edifício e o sossego dos moradores em relação ao barulho.
Por isso, para evitar dores de cabeça e multas, converse com o síndico do seu prédio para ficar atento ao cumprimento das regras do condomínio em relação à instalação.
Confira a qualidade da rede elétrica
Em especial, o sistema elétrico das edificações mais antigas não foi projetado para suprir a capacidade elétrica exigida atualmente, isso ocorre também em virtude dos inúmeros aparelhos elétricos e eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia.
Por isso, antes de instalar o ar-condicionado em apartamento, verifique a questão da segurança e qualidade elétrica da sua rede.
Nessa hora, um engenheiro elétrico é o profissional ideal para orientar o síndico e potencializar toda a rede do edifício.
Escolha o tipo de ar-condicionado
A escolha do tipo de aparelho que você deseja também faz a diferença na hora de instalar ar-condicionado em apartamento e ele pode ser um modelo de janela ou split.
Os modelos de janelas são os mais tradicionais e têm a vantagem de serem mais compactos, já que as unidades condensadora, compressora e evaporadora formam uma única peça.
Também são mais baratos e indicados para ambientes menores, o mercado oferece esses equipamentos com uma variação entre 3 mil a 18 mil BTUs.
Os splits existem em vários modelos, como, por exemplo:
- Split hi-wall, uma versão mais evoluída do modelo de janela;
- Split piso teto;
- Cassete;
- Multi split.
Priorize aparelhos mais modernos
Se você deseja conforto, saúde, praticidade e economia, opte pelas tecnologias mais modernas na hora de escolher o ar-condicionado para apartamento.
Por exemplo, caso você esteja investindo em um modelo de casa inteligente para morar, opte por equipamentos que permitam a automação.
Uma dica é priorizar os aparelhos com tecnologia inverter, seus compressores funcionam em rotação variável e contínua para manter a temperatura desejada, já os tradicionais ligam e desligam várias vezes para mantê-la, gerando maior consumo de energia elétrica.
Sem contar que tecnologias modernas com sistemas de filtragem ajudam a eliminar até 99,9% dos vírus e bactérias do ar, inclusive o H1N1.
Avalie se não há sobrecarga de energia elétrica
Uma regra básica para instalar ar-condicionado em apartamento é evitar a sobrecarga, caso contrário, toda e eficiência do equipamento e a segurança do ambiente estarão comprometidas.
É de fundamental importância que cada aparelho tenha uma tomada exclusiva só para ele.
Outra dica é procurar saber se o sistema de rede elétrica suporta aparelhos muito potentes.
Também busque comprar o modelo mais adequado, que não sobrecarregue a capacidade da sua rede.
Agora que você conheceu os principais cuidados na hora de instalar o ar-condicionado, que tal continuar a leitura e conferir também regras e dicas para quem deseja fazer reforma em apartamento?