Imagem sobre Adega de vinho para apartamento: dicas para montar a sua

Adega de vinho para apartamento: dicas para montar a sua

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é perfeitamente possível ter uma adega de vinho para apartamento sem ocupar muito espaço.

O vinho é uma das bebidas mais antigas e amadas do mundo, mas todo amante da bebida sabe que é preciso tomar alguns cuidados para armazená-la corretamente em casa.

Por isso, as adegas ganham cada vez mais destaque nos projetos de diversos imóveis, mesmo aqueles que têm dimensões menores e, portanto, precisam utilizar bem o espaço.

Para saber como você pode montar uma adega de vinho para apartamento, continue a leitura!

Como escolher uma adega de vinho para apartamento?

Existem vários tipos de adega de vinho para apartamento, o que significa que é preciso pensar atentamente sobre o assunto para escolher a melhor opção para cada imóvel.

Essa decisão deve levar em conta alguns aspectos, como o número de garrafas que se deseja armazenar, assim como o valor que você pretende investir nesse projeto.

Além disso, vale lembrar que, enquanto algumas pessoas são verdadeiras amantes da bebida, também há quem apenas goste de aproveitá-la em ocasiões especiais. Assim, a escolha da estrutura pode variar de acordo com esse fator.

O local onde ela será colocada também é um ponto importante, sendo possível fazer a instalação na cozinha, na sala de jantar, em uma área gourmet e até mesmo na varanda.

Tudo isso depende de como e em quais ocasiões você pretende utilizar a sua adega de vinho para apartamento.

3 tipos de adega que podem ser instaladas em apartamentos

Outro fator fundamental para escolher a melhor opção para o seu apartamento é conhecer as opções disponíveis. Confira 3 modelos que podem ser ideais para o seu imóvel:

Adega climatizada termoelétrica

O armazenamento dos vinhos é um processo bastante complexo e, para que a qualidade da bebida seja mantida, assim como a integridade das garrafas, é preciso tomar alguns cuidados com a temperatura e umidade do local onde ficarão.

A adega climatizada termoelétrica é uma ótima opção e funciona a partir de uma placa de cerâmica que fica no seu interior, com a função de realizar uma troca de calor com o ambiente externo.

Assim, o ar quente é colocado para fora e a temperatura fica mais baixa no interior da adega.

Adega climatizada com compressor

Outra excelente opção de adega de vinho para apartamento que conta com um mecanismo de climatização é o modelo com compressor.

Nesse caso, há um sistema interno que trabalha para resfriar o interior da estrutura, a partir de um método mais moderno, mas igualmente eficiente.

O design dessa opção também é mais moderno e pode ser mais interessante para alguns projetos, mas vale lembrar que ele consome mais energia elétrica que o modelo anterior.

Adega passiva

Para quem procura algo diferente, que não utilize a energia elétrica, mas ainda assim ajude no armazenamento do vinho e deixe o ambiente muito mais charmoso, as adegas passivas são uma boa alternativa.

Essas estruturas podem ser construídas com diferentes materiais e podem ou não envolver uma pequena reforma no apartamento, o que depende da dimensão escolhida para a adega.

Muitas pessoas optam por construir prateleiras em algum canto da cozinha ou da sala de jantar que precise de um pouco mais de destaque, por exemplo, já que a adega de vinho para apartamento é também um elemento bem marcante na decoração.

Para que ela cumpra seu propósito e mantenha a qualidade das bebidas, é importante escolher um local com pouca incidência de luz, além de evitar locais com umidade em excesso.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir mais assuntos relacionados em nosso blog.

Entre em contato com a Oliva para conhecer os empreendimentos e conferir os apartamentos que mais combinam com você!