Imagem sobre A importância dos projetos de instalações hidrossanitárias nos empreendimentos

A importância dos projetos de instalações hidrossanitárias nos empreendimentos

Ao investir em um apartamento, é importante garantir que as instalações hidrossanitárias estão bem planejadas, considerando a demanda do empreendimento.

De acordo o Inova Civil, um podcast especializado em engenharia, cerca de 75% das manifestações patológicas em edificações são causadas por problemas no projeto sanitário e hidráulico.

Como consequência, há a redução na qualidade de vida dos futuros moradores e gastos extras para resolver as situações incômodas.

Para que você não tenha que lidar com isso, é necessário entender mais sobre instalações hidrossanitárias. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que são instalações hidrossanitárias?

As instalações hidrossanitárias são aquelas referentes ao projeto sanitário e hidráulico. Isso quer dizer que elas são as responsáveis por orientar toda a distribuição de:

Para isso, utilizam-se diversos conjuntos de tubos, conexões, válvulas, caixas de armazenamento, sifões e equipamentos que precisam ser instalados estrategicamente para garantir o funcionamento correto.

A criação do projeto hidrossanitário deve considerar todos os pontos de utilização, como torneiras e chuveiros, assim como os de saída, como ralos, vasos sanitários e máquinas de lavar, por exemplo.

Qual a importância de ter um bom projeto?

Ao traçar um projeto hidrossanitário considerando as reais demandas do empreendimento, evitam-se problemas que são bem comuns, mas causam muito estresse e desconforto nos futuros moradores.

Entre as diversas consequências, pode haver:

Além disso, todas as instalações hidrossanitárias precisam ser feitas considerando o projeto arquitetônico e elétrico para evitar qualquer interferência e garantir o bom funcionamento de tudo.

Quais cuidados devem ser tomados durante a elaboração?

O planejamento das instalações hidrossanitárias deve ser feito por um profissional com ampla experiência na área.

O primeiro passo é analisar o projeto estrutural, arquitetônico e de decoração para evitar futuros imprevistos e interligar todos os planejamentos.

Além disso, é preciso considerar a quantidade média de água fria e quente que será utilizada e a geração de efluentes para então definir o tamanho ideal de tubulação.

Nesse momento, é necessário ter domínio para definir o melhor local para os reservatórios, as tubulações e outros equipamentos para garantir que tudo saia do jeito que deveria.

Vale ressaltar aqui que cada projeto é único e deve ser feito de forma personalizada. Afinal, um empreendimento com 10 apartamentos, por exemplo, conta com uma demanda muito menor do que um com 50.

A Oliva leva as instalações hidrossanitárias a sério!

A Oliva Construções busca entregar empreendimentos completos em todos os sentidos para os seus clientes.

Por esse motivo, o planejamento das instalações hidrossanitárias são feitas com especialistas, que cumprem todas as normas e sabem como prevenir os problemas comuns citados acima.

Dessa forma, você não apenas tem um apartamento próprio, mas um lar que oferece tudo que você precisa para viver bem.

Entre no nosso site para saber mais sobre os nossos empreendimentos e, se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato para conversar com um de nossos consultores.