Imagem sobre 5 cuidados com o apartamento para viajar com segurança

5 cuidados com o apartamento para viajar com segurança

Se você possui um apartamento e deseja viajar com segurança neste final de ano, provavelmente já deve saber que alguns cuidados simples, quando tomados, permitem que se consiga maior tranquilidade durante um longo período de ausência.

Eletrodomésticos queimados, objetos pessoais perdidos, invasão de insetos, vazamento de gás ou água, enfim, estes e outros problemas podem ser evitados apenas pelo fato de tomar determinadas precauções antes de sair de casa.

Com objetivo de ajudar você a viajar com segurança e ter mais tranquilidade nestas férias, separamos cinco dicas para você colocar em prática e aproveitar ao máximo o seu período de recesso. Confira!

5 dicas para viajar com segurança e ter férias tranquilas

1 - Proteja objetos de valor e o próprio apartamento

Se você possui objetos de valor que não irá levar durante sua viagem, é muito importante guardá-los bem, principalmente se pedir para alguém acessar o seu apartamento para realizar determinados cuidados.

Desta forma você consegue evitar grandes dores de cabeça, as quais podem ser causadas por danos aos seus objetos, perda ou mudança de um local para outro, evitando que eles deixem de estar onde você os deixou antes de sair.

Além disso, procure avisar apenas às pessoas de sua total confiança que o imóvel ficará sozinho por alguns dias, diminuindo assim as chances de pessoas estranhas vigiarem o local.

Por fim, vale a pena não deixar as luzes acesas. Isso pode gerar uma certa sensação de segurança, mas na verdade também faz com que a atenção de outros moradores se volte para ela, afinal elas nunca se apagam, indicando que o apartamento está vazio.

No link a seguir, você pode aproveitar para entender a importância do APPCI nos empreendimentos residenciais.

2 - Atente-se aos equipamentos eletrônicos

Um outro fator muito importante e que deve ser considerado por todos que desejam viajar com segurança é estar atento aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que possui.

É interessante deixar todos desligados da tomada (com exceção a geladeira) para evitar que ocorram danos. Além disso, desligar a chave geral pode ser uma boa alternativa, quando não houver itens perecíveis armazenados no refrigerador.

Além disso, manter o registro de água e o sistema interno de gás fechado é muito importante para que não aconteçam problemas relacionados a esses itens em seu apartamento.

3 - Faça uma limpeza geral e esvazie cestos, fruteiras e outros pontos de armazenamento

Antes de sair para sua viagem de férias ou de final de semana, é fundamental que você realize uma limpeza geral em seu apartamento, a fim de evitar o aparecimento de insetos e também o acúmulo de sujeira e mau cheiro.

Verifique a validade dos alimentos, inclusive daqueles de geladeira e procure doar os que estiverem com prazos mais curtos, afinal eles podem não durar até a sua volta.

Além disso, lavar e guardar a louça, esvaziar todos os cestos de lixo e colocar desinfetante dentro do vaso sanitário, mantendo-o fechado, reduz as chances de todos os problemas citados acontecerem.

4 - Cuidados com plantas, pets e contatos de emergência

É muito importante também que você mantenha um contato de emergência durante o período em que estiver fora, afinal uma pessoa próxima poderá resolver problemas acidentais, caso eles aconteçam.

Você também pode pedir para um amigo ou familiar molhar as plantas do seu apartamento, além de trocar a água e a comida de seus pets, caso você não possa levá-los junto durante o seu passeio.

5 - Mantenha portas e janelas fechadas

Por fim, antes de sair para o seu momento de descanso, é muito importante se certificar de que todas as portas e janelas de seu imóvel estão muito bem fechadas e trancadas.

Isso pode facilmente impedir que o local inunde com chuva ou então fique sujo caso venham ventos fortes trazendo consigo poeira, folhas, etc.

No mais, lembre-se de desligar ou reduzir os volumes de aparelhos telefônicos e campainhas, afinal o som alto pode incomodar seus vizinhos.

Essas são dicas fundamentais para todos que desejam viajar com segurança durante suas férias ou finais de semana.

Gostou das dicas que a Construtora Oliva preparou para você? Então aproveite para conhecer nossos empreendimentos! Em caso de dúvida, entre em contato!