Imagem sobre Supraestrutura: saiba o que é e sua importância em uma obra

Supraestrutura: saiba o que é e sua importância em uma obra

A supraestrutura é parte fundamental de uma construção, sendo responsável por garantir elementos como segurança e durabilidade a um determinado edifício.

Para isso, ela é formada por diversos componentes, que contribuem para o sucesso de uma obra e a segurança de todos que habitam um espaço após a finalização do seu processo de construção.

Assim, embora seja menos lembrada que a infraestrutura, por exemplo, essa é uma etapa fundamental de qualquer tipo de obra.

Para entender melhor o que é a supraestrutura e qual a sua importância, continue a leitura abaixo!

O que é a supraestrutura e qual a sua importância?

A supraestrutura consiste na parte de uma edificação que é construída acima da linha do solo, dando sustentação ao edifício.

Pilares, vigas e lajes são exemplos de componentes que fazem parte dessa etapa da obra, contribuindo para a formação de uma espécie de esqueleto da construção.

Esses elementos são essenciais para a segurança do edifício e, por isso, são cuidadosamente planejados e analisados já na elaboração do projeto, com o acompanhamento de um engenheiro civil capacitado para esse trabalho.

Assim, a sustentação de uma construção é, em grande parte, garantida por esse tipo de estrutura.

Quais as diferenças entre infraestrutura e supraestrutura?

A palavra “infraestrutura” costuma ser mais conhecida entre quem não está no ramo da construção civil ou ainda não o conhece muito bem.

Esse termo costuma ser empregado em contextos como o de infraestrutura urbana, por exemplo, no qual significa um sistema que garante as bases necessárias para um bom funcionamento do espaço como um todo.

Na construção civil, o significado de infraestrutura é um pouco mais literal.

O termo se refere à estrutura que fica em contato com o solo, e abaixo dele, criando a base sobre a qual o edifício será construído.

É acima desses componentes que será construída a supraestrutura. Nesse sentido, ambas se complementam e trabalham juntas para uma obra segura e que alcance os resultados esperados.

Entenda o papel de cada componente da supraestrutura em uma obra

Quando falamos nesse tipo de estrutura, estamos lidando com três componentes principais: os pilares, as vigas e as lajes.

Os primeiros consistem em elementos verticais da construção, geralmente fabricados em concreto armado, que funcionam como uma espécie de coluna vertebral da construção.

Ou seja, esses pilares, que costumam ser posicionados inicialmente nos cantos das paredes que serão construídas, servem para manter o edifício de pé e distribuir a carga recebida do telhado ou dos andares superiores sobre a fundação.

Assim, após construídos os pilares, são colocados os tijolos, dando forma à parte da alvenaria da obra.

Em seguida, é a hora de incluir as vigas na construção, feitas de forma horizontal, interligando os pilares na parte mais alta. Ou seja, servem para travar a estrutura e distribuir o peso.

O último componente a ser realizado na obra é a laje, que não é obrigatória em todo tipo de construção, mas deve ser incluída caso seja necessário verticalizar o edifício.

Além disso, as lajes também proporcionam mais conforto termoacústico, o que faz com que muitos empreendimentos optem por incluí-las na sua supraestrutura.

Esses elementos são todos considerados e planejados com grande cuidado nos empreendimentos da Oliva Construções.

Principalmente quando se trata da supraestrutura, que está presente em todos os empreendimentos da nossa empresa.

Acesse o nosso site e entre em contato para conhecer melhor nossas obras e nossos serviços!