Imagem sobre Rede de proteção para apartamento: veja 5 pontos a considerar

Rede de proteção para apartamento: veja 5 pontos a considerar

(Imagem: Reprodução/https://www.gazetadopovo.com.br/haus/imoveis/saiba-o-que-observar-na-hora-de-escolher-a-rede-de-seguranca/)

A rede de proteção para apartamento é acessório obrigatório para quem precisa garantir a segurança dos moradores e usuários do imóvel.

Essa conhecida tela, na janela ou sacada, é uma forma de prevenir acidentes que possam vir a colocar em risco a vida de crianças, idosos, pessoas em estado de perturbação mental e também animais, que deveria ser de responsabilidade de todos.

Como algumas vezes esse cuidado é negligenciado, já existem cidades, como Natal e Curitiba, por exemplo, que criaram leis municipais que obrigam a colocação da rede de proteção em todas as áreas comuns, que possam vir causar queda.

Outro ponto importante a ser detalhado é que em setembro de 2021 foi aprovado o Projeto de Lei 2591/19, que determina que as construtoras instalem telas em todas as áreas de uso coletivo de seus empreendimentos novos com mais de um pavimento.

Mas, afinal, o que considerar na hora de instalar uma ou mais redes de proteção? Continue a leitura e descubra!

Pontos essenciais para acertar na escolha da rede de proteção para apartamento

Entre os locais mais comuns que precisam de rede de proteção para apartamentos estão janelas e sacadas de construções verticais.

No caso de construções verticais, espaços que ficam acima do térreo, como no caso do salão de festas e salas de recreação infantil, também deverão ter a tela de proteção.

Mas, afinal, o que considerar na hora de instalar as telas?

1.Material

O primeiro ponto a ser considerado na hora de instalar uma rede proteção no apartamento é se o material está dentro das especificações da Norma Regulamentadora NBR 16046.

Nesse caso, a NBR determina que ela deve ser de poliamida ou do polietileno, não podendo ter na sua composição material reciclável.

A poliamida não é impermeável, logo, absorve água e impurezas externas, sendo indicado preferencialmente para ambientes internos. O polietileno é mais durável e resistente.

Independentemente de ser a poliamida ou o polietileno, o material também precisa:

2.Instalação

O segundo ponto a ser considerado na hora de instalar rede de proteção para apartamento diz respeito à instalação, independentemente se ela for fixada na sacada, varanda ou janela.

O primeiro passo é atentar para o substrato, ou seja, onde ela será instalada, que poderá ser na alvenaria (parede) ou no mármore (peitoril da janela), bem como em superfície metálica ou madeira.

Antes da fixação da rede, o instalador deve perfurar o substrato para verificar que ele oferece resistência necessária para suportar os elementos de fixação.

O espaçamento entre os ganchos é outro ponto que deve ser observado, deve haver uma distância entre eles de 30 centímetros, no máximo.

3.Durabilidade

A NBR estabelece que os fabricantes devem oferecer garantia inflexível por 3 anos da tela, porém, sol, chuva e poluição afetam a sua vida útil.

Quanto mais exposta ao sol, menor será a sua durabilidade.

4.Cores

A cor da rede de proteção para apartamento também é algo que precisa ser considerado.

Nesse sentido, é preciso seguir a padronização utilizada no prédio. Por isso, antes de comprar, procure se inteirar sobre os tons permitidos.

Você pode encontrar no mercado tela de proteção nas cores branca, verde, preta, prata, cristal, azul, amarela, marrom e areia.

As cores escuras ou totalmente brancas estão entre as mais usadas, essa preferência acontece porque os tons escuros acabam evitando a visualização externa com clareza e a branca tem efeito contrário.

5.Manutenção e cuidados

Como já falamos, a NBR estabelece que o fabricante assegure uma garantia inflexível de 3 anos, porém, com os devidos cuidados a rede para apartamento pode ter uma vida útil de até 8 anos.

Para limpá-la, é preciso apenas sabão ou detergente neutro em um pano úmido. Não use materiais químicos que possam corroer o material da sua tela, como, por exemplo, sapólio e água sanitária, e nunca desinstale a rede para lavá-la.

Agora que você conferiu os pontos que devem ser considerados na hora de instalar rede de proteção para apartamento, que tal continuar a leitura e conferir também os 7 tipos de pisos para se inspirar?