Pele de vidro: entenda o conceito e conheça os benefícios
A pele de vidro é uma tendência na construção de diversos prédios, trazendo modernidade e sofisticação para as suas fachadas.
Essa técnica traz consigo diversas vantagens, desde a etapa de construção até depois da sua finalização, quando o edifício passa a ser efetivamente utilizado pelas pessoas.
Por isso, vale a pena conhecer melhor essa tendência e entender por quais motivos ela tem se popularizado entre diversos tipos de edifícios.
Continue a leitura e saiba mais sobre o que é a pele de vidro e quais as vantagens de utilizá-la!
O que é a pele de vidro?
Esse é o nome dado à técnica utilizada no revestimento de fachadas residenciais e prediais, na qual toda a superfície é coberta de vidro, o que garante um ar moderno e sofisticado aos edifícios.
Muito utilizado em prédios corporativos e comerciais, esse método utiliza estruturas de alumínio que permitem a fixação do vidro de maneira uniforme, sem que os quadros nos quais estão fixados fiquem expostos.
É assim que se cria a sensação de uma “pele de vidro”, utilizando estruturas que são aparafusadas com presilhas e sobrepostas às colunas e travessas da construção.
Por ter uma aparência mais moderna e elegante, esse tipo de fachada costuma ser utilizada em locais nos quais é preciso transparecer sofisticação, como é o caso dos edifícios corporativos.
As diferenças entre pele de vidro, structural glazing e fachada-cortina
Fachadas com revestimento em vidro são cada vez mais comuns, especialmente com a criação de novos materiais, que são mais resistentes e duráveis, proporcionando um resultado duradouro e com alta qualidade.
No entanto, a pele de vidro é uma das técnicas possíveis, havendo outros métodos que também são bastante utilizados.
O structural glazing, por exemplo, utiliza um tipo específico de esquadria, criando um sistema em que os vidros são colados nos caixilhos, por meio da aplicação de silicone estrutural.
Outra possibilidade é a fachada-cortina, que é caracterizada por deixar visíveis as colunas e outras partes estruturais do edifício, sem escondê-las como nos outros métodos.
Por fim, a particularidade da pele de vidro, em relação às demais, é que essa técnica deixa à mostra apenas um filete do alumínio utilizado na estrutura, criando uma aparência mais contínua para a fachada.
Os benefícios de aplicar pele de vidro na sua fachada
Como já mencionamos, um primeiro benefício dessa técnica é a sua aparência, que transparece requinte e modernidade, sendo ideal para edifícios corporativos ou até mesmo para residências mais elegantes.
No entanto, existem outras vantagens na aplicação desse método às fachadas.
Em relação à etapa de construção, é importante notar que o fato de as peças serem pré-fabricadas contribui com um processo mais ágil e sem desperdícios, uma tendência bastante presente na construção civil, como podemos notar a partir da popularização do drywall.
Por outro lado, é importante notar que esse tipo de revestimento também traz benefícios após a sua finalização, contribuindo com a experiência das pessoas que frequentam os edifícios onde é aplicado.
O conforto térmico e acústico, por exemplo, traz mais bem-estar e conforto no dia a dia, além de diminuir os gastos com a climatização dos ambientes.
Por isso, mesmo que a estética seja um dos pontos fortes dessa técnica, é importante lembrar que existem também outros fatores que a tornam uma excelente opção de fachada.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e saiba também por que contar com esquadrias de PVC na sua obra!