O que é o conceito aberto e como ele se adapta ao seu apartamento
Você já ouviu falar em conceito aberto?
Se voltarmos ao século XX, seria algo impensável uma residência que não tivesse as tradicionais paredes que dividissem a cozinha, a sala de jantar e a de estar.
No entanto, foi na última década daquele século que surgiu a necessidade de transformar edifícios que abrigavam fábricas em apartamentos residenciais.
Como essas edificações não possuíam divisórias, por tratarem-se de espaços voltados a linhas de produção, a ideia foi a de possibilitar que com algumas adaptações esses ambientes se tornassem locais possíveis de servirem como residências.
Surgiu então o conceito aberto, ou seja, apartamentos que não possuem paredes para dividir determinados cômodos.
Neste post, vamos definir o que é o conceito aberto e quais os benefícios que ele oferece. Continue a leitura e confira!
O que é o conceito aberto?
O conceito aberto pode ser definido por ambientes que não possuem paredes e oportunizam a integração dos espaços, onde apenas ficam restringidos a esse layout os banheiros e os quartos.
Uma pesquisa realizada pela Hibou, junto a 2.398 pessoas de todo o país, demonstrou que 88,2% dos brasileiros valorizam a facilidade na limpeza de suas residências como um importante aspecto na escolha de um imóvel.
Na lista das preferências, no que se refere ao conforto do lar, 82,1% deseja maior comodidade para receber os amigos.
É interessante observar que existe uma valorização dos ambientes que possibilitem uma melhor circulação de ar, iluminação natural e espaço para a convivência em família.
Por isso, o conceito aberto atende exatamente a todos esses requisitos apresentados nesta pesquisa.
Quais são os benefícios desse conceito?
Os benefícios obtidos na prática do conceito aberto envolvem uma sensação de amplitude do ambiente, melhorando o impacto visual e dando a impressão de um apartamento maior.
A integração desses ambientes melhora também a mobilidade dos moradores e colabora para o aumento da iluminação natural, situação que valoriza o imóvel.
Por fim, a ventilação natural é ampliada, colaborando para um espaço mais fresco e uma sensação de bem-estar para aqueles que ocupam esse ambiente.
Como decorar apartamentos com conceito aberto?
A decoração de apartamentos com conceito aberto possui alguns detalhes que merecem ser avaliados.
O primeiro deles é dividir os ambientes utilizando móveis e tapetes, ao mesmo tempo que possibilite que as mobílias combinem e estejam integradas no apartamento.
É importante deixar espaços para a circulação das pessoas, então opte pela qualidade e não pela quantidade de móveis.
Uma iluminação diferenciada também pode colaborar para delimitar ambientes, transmitindo uma sensação agradável e colaborando com a beleza do espaço.
Por fim, use o mesmo tipo de piso para todo o ambiente, evitando que as cores e estilos possam ofuscar a decoração do apartamento.
Como se observa, o conceito aberto é muito interessante, pois integra, harmoniza e torna o apartamento mais aconchegante e pode ser uma ótima opção para quem está buscando pelo seu imóvel.
Gostou deste conteúdo? Para conferir mais assuntos relacionados, acesse o blog. Entre em contato para solicitar um orçamento ou saber mais sobre nossos serviços.