Imagem sobre O que é matrícula de imóvel e como funciona? Tire suas dúvidas

O que é matrícula de imóvel e como funciona? Tire suas dúvidas

Você sabe o que é matrícula de imóvel? Trata-se de um documento legal que contém todos os dados e o histórico de um imóvel, comprovando a sua existência no mercado imobiliário e na sociedade civil.

Nesse sentido, é obrigatório contar com o serviço de um Cartório de Registro de Imóveis para solicitar e arquivar o número de ordem do seu imóvel, bem como formalizar os atos jurídicos de maneira listada e cronológica.

Aqui, vale destacar que conforme a região do Cartório de Registro de Imóveis, o valor para solicitar ou atualizar matrículas de imóveis pode variar.

Quer saber mais sobre esse documento imprescindível em uma negociação imobiliária?

Continue lendo o post e confira!

O que é matrícula de imóvel? Veja alguns detalhes

Afinal, o que é matrícula de imóvel e porque este documento é tão importante para efetuar transações imobiliárias?

Esse documento é como se fosse a certidão de nascimento do imóvel e se não for registrado pode anular a escritura do mesmo.

Ao comprar um apartamento, casa ou terreno, é fundamental analisar a matrícula do imóvel antes do fechamento de um negócio para evitar problemas futuros e validar questões patrimoniais.

É nela que você poderá conferir informações quanto a metragem, características do terreno, localização, dados dos proprietários antecedentes e demais informações jurídicas do imóvel.

Além disso, trata-se de um documento que faz parte da declaração de imposto de renda, porém essa informação ainda é vista pela Receita Federal como opcional.

Em suma, para solicitar a matrícula de um imóvel é necessário ir até o Cartório de Registro de Imóveis ou, neste momento de pandemia de Covid-19, validar se o serviço de sua região está realizando esse tipo de solicitação de maneira online.

Lembrando que no caso de uma compra de apartamento na planta, por exemplo, esse sistema burocrático pode ser ainda mais simplificado, pois não possui vínculos imobiliários antecedentes.

Se você está pensando em investir em um imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre o que é matrícula de imóvel, entre em contato com uma construtora de confiança para esclarecer seus questionamentos e efetuar hoje mesmo a compra do apartamento dos seus sonhos.

Entre em contato com a Oliva Construções e Empreendimentos e escolha o empreendimento que mais se encaixa com você!