O que é arquitetura biofílica e quais os benefícios?
Hoje em dia, são poucas as pessoas que conseguem ter um contato frequente com a natureza e a arquitetura biofílica é uma das formas de mudar esse cenário.
Fazer uma caminhada no parque, levar o cachorro para passear, visitar uma praia ou ver o pôr do sol em meio à natureza são atividades muito importantes para o bem-estar e a redução do estresse, mas que, às vezes, não cabem na rotina.
Por isso, levar elementos que nos lembram desses espaços externos para dentro de casa é uma forma de se reconectar com tudo isso.
Para saber mais sobre o que é arquitetura biofílica e como você pode aplicá-la na sua casa, continue a leitura!
O que é arquitetura biofílica?
O movimento responsável pela arquitetura biofílica começou há um bom tempo, por volta da década de 80, quando algumas pessoas começaram a notar o quanto a urbanização estava desconectando a população da natureza.
Assim, a ideia é que elementos do meio ambiente, como materiais de origem natural, a luz do sol e as plantas, estejam presentes na decoração dos espaços internos, desde casas e apartamentos até os escritórios.
Essa é uma tendência que vem crescendo bastante, já que muitas pessoas sentem falta desses elementos em meio a uma rotina dominada pelo trabalho e pelas tecnologias.
Quais são os benefícios que ela oferece?
A arquitetura biofílica não é apenas uma maneira de deixar os ambientes mais bonitos, embora cumpra bem essa função, mas também um jeito de deixá-los mais agradáveis.
Atualmente, muitas pessoas passam o dia todo dentro de um escritório, por exemplo, seja em edifícios comerciais ou em casa, já que os espaços de home office se tornaram comuns em muitas residências.
Nesse sentido, incluir alguns elementos naturais na decoração ajuda a criar um ambiente mais calmo e tranquilo, remetendo à paz que sentimos quando estamos na natureza.
Isso pode ajudar tanto na produtividade para aqueles que trabalham em casa quanto na criação de um lar mais harmonioso e relaxante.
Dicas para aplicar a arquitetura biofílica na sua casa
Uma das vantagens de aplicar a arquitetura biofílica na sua casa é que ela depende de elementos super simples.
A madeira, por exemplo, é um excelente material para estar presente no revestimento de superfícies, como o chão ou as paredes, ou então na própria mobília.
As plantas também não podem ficar de fora, pois trazem mais vida para os espaços internos e encantam qualquer um com a sua beleza.
Tanto para cultivar as plantas com sucesso quanto para aproveitar os benefícios da arquitetura biofílica na sua casa, é importante aproveitar bem a iluminação natural do local.
Os espelhos, por exemplo, são grandes aliados de espaços com poucas janelas, já que ajudam a refletir a luz que entra no cômodo.
Outra ideia que pode ajudar a trazer a natureza para o interior do ambiente é investir em cores que remetem a ela, como os tons terrosos, diferentes tonalidades de verde e até mesmo uma boa combinação de tipos de amarelo, que tragam o sol para dentro da sua casa.
Gostou de conhecer essa tendência? Para mais assuntos relacionados, acesse o blog da Oliva.
Entre em contato para conhecer nossos empreendimentos.