Imagem sobre Mercado imobiliário em 2023: as perspectivas para este ano

Mercado imobiliário em 2023: as perspectivas para este ano

O ano já iniciou e, em diversos aspectos, o mercado imobiliário em 2023 traz um cenário que pode ser encarado com otimismo.

A partir de dados referentes ao desempenho do setor nos últimos anos, especialistas já têm feito previsões a respeito dos resultados desse mercado para o ano que se inicia.

Para quem pretende investir em imóveis, vale a pena ficar por dentro das perspectivas, compreender o atual cenário do setor e o que se pode esperar deste novo período.

Para saber mais sobre mercado imobiliário em 2023, continue a leitura!

O mercado imobiliário nos últimos anos

Ao longo de diversos momentos da história econômica brasileira, o setor de imóveis tem se mantido como um campo promissor para a realização de investimentos.

Assim, as condições do mercado imobiliário em 2023 são resultados de diversas movimentações que ocorreram nos últimos anos, tendo sofrido também os impactos da pandemia de Covid-19, como ocorreu em diversos setores.

Embora esse período tenha gerado dificuldades para a economia do país, esse segmento teve um bom desempenho e, em 2021, os lançamentos avançaram 25,9% em relação a 2020, chegando a 265.678 unidades, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Em 2022, apesar de alguns problemas em relação aos indicadores relacionados à taxa de juros e oferta de crédito imobiliário, o setor se manteve estável e com um bom desenvolvimento, gerando um cenário promissor para o mercado imobiliário em 2023.

O que esperar para o mercado imobiliário em 2023?

Em um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), 62% dos entrevistados encara o mercado imobiliário em 2023 com otimismo.

Assim, algumas análises acerca da atual conjuntura no setor apontam para a melhoria de diversos aspectos.

A taxa Selic, por exemplo, que representa os juros básicos da economia brasileira, inicia o ano com o valor ainda alto de 13,75%, mas com previsões de estabilidade e até de quedas, o que representa uma mudança em relação ao crescimento pelo qual vinha passando desde 2021.

Quanto aos preços dos imóveis, o coordenador do curso de negócios imobiliários da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alberto Ajzental, avalia que o aumento deve desacelerar ao longo deste ano, trazendo melhorias para o mercado imobiliário em 2023.

Por fim, especialistas indicam que o cenário continua promissor para quem pretende investir no setor com planejamento e segurança, seja para diversificar o patrimônio ou comprar o primeiro apartamento.

Invista com a Oliva Construções

Para investir com segurança nos melhores empreendimentos, conte com a Oliva Construções!

A empresa trabalha há mais de 80 anos, com uma história marcada por inovação e comprometimento com o avanço do setor imobiliário.

A Oliva possui a Certificação PBQP-H, referente ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, instrumento do Governo Federal que tem como objetivo a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Os empreendimentos oferecem praticidade, modernidade e conforto aos moradores, além de estarem localizados em regiões de destaque.

Entre em contato com a Oliva Construções e saiba mais!